Gastos

Poder de compra dos brasileiros cai 9% em dois anos

Dentre os fatores que prejudicam o orçamento, são apontados o aumento dos juros e a inflação

Por: Estadão Conteúdo
16/10/2016 - 07h36min | Atualizada em 16/10/2016 - 08h33min
Poder de compra dos brasileiros cai 9% em dois anos Marcos Porto/Agencia RBS
Foto: Marcos Porto / Agencia RBS

Famílias brasileiras vêm fazendo malabarismo para equilibrar gastos no fim do mês. Um levantamento, feito pela Tendências Consultoria Integrada, mostra que o poder de compra da população caiu de R$ 3,49 trilhões para R$ 3,17 trilhões, queda de 9,1% e menor cifra desde 2011. O poder de compra leva em conta a renda do mercado de trabalho, da previdência, o crédito, os juros e a inflação.

Dentre os fatores que prejudicam o orçamento dos brasileiros, são apontados o aumento dos juros e a inflação. Ainda segundo o estudo, o principal limitador foi o mercado de trabalho. Em dois anos, a taxa de desemprego do país saltou de 5% para 11,6%.

Leia também:
IBGE: 10,7% da população brasileira não trabalha nem procura emprego
Cai o número de lojas que vão contratar funcionários temporários no RS
Brasil está entre o fim da recessão e o surgimento de nova ameaça

Na prática, os consumidores vêm testando marcas mais econômicas, eliminando produtos não essenciais e buscando promoções em supermercados. A redução pode ser vista em números: o consumo de combustíveis caiu 4,44%, o de energia elétrica, 1,25% e a venda de veículos novos recuou 22,8%.

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.