O que você precisa saber 

Seis estradas seguem com bloqueio no Estado: veja 7 coisas para começar o dia bem informado

ZH indica os assuntos mais importantes desta quarta-feira      

19/10/2016 - 07h28min | Atualizada em 19/10/2016 - 07h28min

1. Temporais atingem mais de 1,3 mil residências e bloqueiam seis estradas

O alto volume de chuva que atinge o Rio Grande do Sul desde o fim de semana preocupa. De acordo com o último balanço da Defesa Civil, mais de 1,3 mil residências foram atingidas pelos temporais, 259 famílias foram desalojadas e 124 estão desabrigadas em 46 cidades gaúchas. Hoje de manhã, ao menos seis rodovias estavam totalmente bloqueados. Com o alto acumulado previsto para esta quarta-feira (leia mais abaixo), o nível dos rios é sinônimo de alerta. Segundo a Defesa Civil, as bacias que mais preocupam são a do Taquari e Caí.

2. Tempo segue chuvoso no Estado nesta quarta

quarta-feira ainda é muito chuvosa em todo o Rio Grande do Sul. O maiores acumulados estão previstos para a metade norte do Estado, entre a Serra e a fronteira com a Argentina. O risco para queda de granizo ainda é grande, e há chance para rajadas de vento de moderada a forte intensidade. Embora em algumas áreas do Estado o volume de chuva ainda possa ultrapassar 100mm, deve chover menos do que no começo da semana em Porto Alegre — entre 15 e 25 mm. A amplitude térmica também segue baixa. Amanheceu com 19°C na Capital, e a previsão é de que os termômetros não marquem mais do que 23°C. Em São Borja, pode chegar a 28°C.

Veja a previsão do tempo para a sua cidade

3. INSS corta 81,3% dos auxílios-doença no RS 

O pente-fino que o INSS está fazendo nos auxílios-doença concedidos por via judicial há mais de dois anos resultou no corte de 81,3% dos benefícios que vinham sendo pagos aos 2.032 segurados que já se submeteram à perícia no Estado. Na data da realização do exame, foram cortados 1.651 benefícios pela constatação de que a pessoa estava apta para voltar ao trabalho. Outros 166 deixarão de ser pagos nos próximos meses, elevando os cortes para 89,5%. A economia com as primeiras suspensões é de R$ 27,6 milhões anuais (no Brasil são R$ 139 milhões) – e isso que o trabalho recém começou. 

4. Locais de prova do Enem 2016 serão divulgados hoje

Prevista para a última terça-feira, a divulgação dos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi adiada. A expectativa é de que essa informação seja disponibilizada nesta quarta-feira, às 15h, no aplicativo do Enem e pelo site do Inep. Os inscritos receberão um e-mail com a confirmação. Como já ocorreu no ano passado, os cartões não serão impressos e só estarão disponíveis na versão digital. As provas são em 5 e 6 de novembro.

5. Estudantes poderão renovar matrícula do Fies a partir desta quarta

Com a aprovação de recursos extras para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) pelo Congresso Nacional, o Ministério da Educação (MEC) vai abrir o sistema online para que os estudantes iniciem o processo de renovação das matrículas a partir desta quarta-feira. 

6. Sem pressão, Inter decide vaga na semifinal da Copa do Brasil

O momento dramático do Inter no Brasileirão tira o peso da partida desta noite no Beira-Rio. Às 19h30min, a equipe de Celso Roth enfrenta o Santos precisando vencer para avançar à semifinal da Copa do Brasil. Para preservar jogadores para a competição mais importante, porém, Celso Roth levará a campo um time com muitos jogadores que não vêm ganhando espaço. O ZH Esportes acompanha ao confronto em tempo real. 

7. Sem Grohe, Grêmio enfrenta o Palmeiras

Depois da vitória por 2 a 1, na Arena, o Grêmio entra em campo hoje às 21h45min podendo até empatar com o Palmeiras para avançar à semifinal da Copa do Brasil. Com time quase todo titular, o Grêmio tem um desfalque no Allianz Parque: Marcelo Grohe, que dá lugar a Bruno Grassi. O ZH Esportes acompanha ao confronto em tempo real.

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.