O que você precisa saber  

Temporal no RS deixa Defesa Civil em alerta: 7 coisas para começar o dia bem informado

ZH indica os assuntos mais importantes desta terça-feira    

18/10/2016 - 07h30min | Atualizada em 18/10/2016 - 07h30min

1. Temporal danifica 945 casas no Rio Grande do Sul, aponta Defesa Civil

A chuva intensa, associada ao vento forte, raios e granizo, afetou pelo menos 945 imóveis no Rio Grande do Sul. O levantamento mostra que 38 localidades relataram danos em razão do temporal, e 52 famílias precisaram sair de suas casas. Pantano Grande, na Região Central, registra o maior número de famílias atingidas. Conforme informações da Coordenadoria de Defesa Civil municipal, cerca de 400 residências, de seis bairros, foram isoladas. Abrigos estão sendo organizados para que, se necessário, as pessoas saiam de casa. O município também decretou situação de emergência. Nas cidades de Novo HamburgoSebastião do Caí, famílias também foram retiradas de casa após rios trasbordarem.

2. Previsão de mais chuva no Rio Grande do Sul coloca Defesa Civil em alerta

O temporal que castigou o Rio Grande do Sul na segunda-feira pode se repetir nos próximos dois dias. Nesta terça-feira, a chuva continuará atingindo o Estado por conta da alta umidade. As regiões Central e da Fronteira Oeste serão as mais afetadas. O potencial para granizo segue elevado, principalmente no norte do Estado, e com riscos também para mais transtornos como alagamentos e deslizamentos de terra. As temperaturas apresentam leve queda à tarde, mas a sensação de abafamento ainda é grande. Em Porto Alegre, a chuva pode atingir a cidade em qualquer hora do dia. Na Capital, as temperaturas devem ficar entre 18ºC e 22ºC. Os prognósticos dos institutos de meteorologia indicam que o tempo começa a melhorar apenas na quinta-feira, mas somente na sexta-feira o Estado volta a ter predomínio do sol.

Veja a previsão do tempo para a sua cidade

3. Morte de coordenador de campanha do PMDB abala campanha eleitoral em Porto Alegre

No momento em que a disputa pela prefeitura da Capital ganhava tons inéditos de beligerância, a morte do coordenador do plano de governo da campanha de Sebastião Melo, Plínio Zalewski, cobriu de luto o segundo turno da eleição. O corpo de Zaleswki foi encontrado na tarde de segunda-feira, na sede do PMDB, na Avenida João Pessoa. A polícia diz que o quadro é compatível com suicídio. Tão logo a morte foi confirmada, Melo e Nelson Marchezan Júnior (PSDB) suspenderam as atividades eleitorais por 24 horas. A morte ocorre em um momento nevrálgico da campanha. O atentado a tiros ao comitê de Marchezan, na madrugada de segunda-feira, e a suposta invasão de integrantes da equipe tucana à sede do PMDB, no sábado, deram contornos violentos à reta final do segundo turno. Zalewski será sepultado nesta terça-feira em Porto Alegre.

4. Veja tudo o que você precisa saber sobre o Enem 2016

Está inscrito para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio 2016? Veja data e horário das provas, o que levar e o que você não pode fazer para ser desclassificado, entre outras informações úteis para se preparar antes do exame. Outras dúvidas podem ser tiradas diretamente no site do Inep. Artes e educação física podem ajudar a garantir mais pontos no boletim de desempenho do exame. Confira uma seleção de atualidades que podem ser cobradas no Enem 2016  e aplicativos que também podem ajudar na preparação para a prova.

5. Universidades federais do Estado amargam déficit de R$ 240 milhões em três anos de cortes

O somatório de três anos de cortes no repasse de recursos da União traz um cenário preocupante para as universidades federais do Rio Grande do Sul. Com um déficit que chega a pelo menos R$ 240 milhões desde 2014 — segundo valores informados por cinco de seis dessas instituições no Estado —, elas enfrentam obras inacabadas, tentam economizar com serviços terceirizados e não descartam, em um futuro próximo, problemas com a manutenção de restaurantes universitários (RUs) e pagamento de alunos bolsistas.

6. Roth define equipe mista para encarar o Santos

O Inter deve fechar os portões do Beira-Rio, às 16h desta terça-feira, para a última atividade antes de encarar o Santos pela Copa do Brasil. Roth fará mistério sobre qual time vai a campo. O certo é que será misto e que Valdívia e William estarão de volta. O meia havia sido liberado para ir ao Rio de Janeiro receber a medalha dos Jogos Olímpicos, e o lateral, que passou por um procedimento odontológico após a agressão de Anderson, foi recomendado a não treinar na segunda-feira.

7. Ajuste final no CT Rei Pelé

O Grêmio faz nesta terça-feira, às 10h, seu último treinamento em Santos antes de partir para São Paulo, onde enfrenta o Palmeiras na quarta-feira, pela Copa do Brasil. Vetado pelo departamento médico, Marcelo Grohe será substituído por Bruno Grassi no confronto válido pelas quartas de final.

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.