Geral

Cerimônia de despedida

Causas do acidente com avião são "assunto tabu" durante velório de Teori Zavascki

Passaram em frente ao esquife do ministro figuras delatadas na Lava-Jato — como o próprio Temer e o ministro José Serra (PSDB)  

Humberto Trezzi

Enviar emailVer perfil

Um assunto tabu no velório do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki eram "as causas do acidente". Os colegas de Teori no STF evitaram comentários sobre o eventual substituto do ministro e até mesmo sobre o acidente, até para driblar teorias da conspiração. A ministra Cármen Lúcia sequer falou com a imprensa, para evitar o tema espinhoso. Aos amigos, comentou que é hora de homenagens, não de decisões delicadas ou especulações. Ela chegou por volta das 7h e ficou até o começo da cerimônia, por volta das 9h.

Leia mais:
Corpo do ministro Teori Zavascki é sepultado em Porto Alegre sob aplausos
Velório de Teori atrai alta cúpula do poder, mas poucos populares
Velório de Teori se tornou local de especulação sobre o futuro da operação Lava-Jato

Ministro que sentava ao lado de Teori nas sessões do STF, Edson Fachin desabafou sobre a rotina estafante do tribunal:

– Na última conversa com Teori comentamos como nossa atividade tem sido de alta voltagem.

Fachin considera que o STF vai resolver o mais breve possível o assunto da vacância do relator da Lava-Jato, já que o país assim o deseja.

A única quebra na rotina veio por parte de militantes da Juventude Socialista (do PDT), que compareceram em frente à sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre, com cartazes em português e inglês exigindo justiça para Teori Zavascki. Eles querem que seja aberta uma investigação internacional independente sobre a morte do ministro do STF, ocorrida quinta-feira num desastre aéreo em Paraty (RJ).

Márcio Roberto Maciel dos Santos, industriário, e Fernando Engeles, vendedor, abriram cartazes em frente ao prédio do tribunal e chamaram a atenção dos que compareceram ao velório de Teori. Muita gente inclusive tirou fotos com os manifestantes, apoiando a iniciativa.

O velório terminou às 16h30min e o corpo de Teori Zavascki foi conduzido num cortejo, por mais de oito quilômetros, até o cemitério Jardim da Paz, onde foi sepultado em cerimônia privada, às 18h30min.


GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Gaúcha Atualidade

08:10 - 10:00