Porto Alegre

Chuva dos últimos dias pode ter provocado mancha no Guaíba

Dmae reforçou o monitoramento das águas neste domingo

09/01/2017 - 20h44min | Atualizada em 10/01/2017 - 09h02min
Chuva dos últimos dias pode ter provocado mancha no Guaíba André Ávila/Agencia RBS
Foto: André Ávila / Agencia RBS  

O lodo avistado nesta tarde no Guaíba pode ser resultado da chuva intensa que atingiu o Estado nos últimos dias provocando estragos nos municípios de Rolante e Riozinho. Uma mancha marrom chegou a dividir as águas do lago nas proximidades da construção da nova ponte, em Porto Alegre.

Para o diretor de Recursos Hídricos da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado, Fernando Meirelles, a cor barrenta pode ser uma consequência da descida de água do Rio do Sinos.

Leia mais:
Água deve retornar no Vale do Sinos até a noite desta segunda-feira

— Pela posição que está, é compatível com o Rio do Sinos — disse Meirelles, após avaliar imagens enviadas por ZH.

Mas ressaltou que não é possível confirmar somente por fotos que a água marrom é fruto dos detritos recebidos do Sinos.

— Estamos fazendo uma avaliação grosseira — ressaltou.

Segundo o especialista, esse lançamento de sedimentos é comum quando ocorrem eventos extremos, como foi o caso do ocorrido na última semana. No entanto, avalia que não há motivos para maiores preocupações com a paralisação do abastecimento, como no Vale do Sinos, pois a bacia do Guaíba recebe outros rios, que têm mais vazão que o Sinos.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informou que desde esta segunda-feira percebeu a turbidez da água e reforçou o monitoramento do Guaíba, "tanto na captação quanto no tratamento de água da Capital". Até o momento, as análises não mostraram nenhuma alteração e a situação está normal no sistema de captação e tratamento.

"As fotos mostram a turbidez oriunda do evento ocorrido em Rolante chegando no Lago Guaíba. (...) Seguimos monitorando e  acompanhando a dispersão do material que gerou turbidez", diz o Dmae em nota.

O abastecimento de água em São Leopoldo deve ser normalizado nesta terça-feira, conforme o Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae). Em outras cidades próximas ao Rio do Sinos, a expectativa é de que fornecimento fosse regularizado durante a noite desta segunda. O serviço foi interrompido após a enxurrada que provocou alagamentos em Rolante. 

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.