Mundo

Beirute

Capacetes Brancos sírios não comparecerão ao Oscar

Os Capacetes Brancos sírios, que atuam em resgates nas zonas rebeldes da Síria, não estarão presentes finalmente na cerimônia do Oscar, após a intensificação dos bombardeios no país.

"The White Helmets" (Os Capacetes Brancos), dirigido por Orlando von Einsiedel, foi indicado ao Oscar na categoria documentário curta-metragem.

Raed Saleh, líder do grupo, e Khaled Khatib, socorrista que filmou várias cenas de resgate que provocaram comoção em todo o mundo, deveriam comparecer a Los Angeles para prestigiar a produção.

"Não vou por causa da pressão do trabalho, com a intensificação dos bombardeios do regime nas províncias de Damasco, Deraa e Homs", afirmou Saleh por telefone à AFP.

Khaled Khatib, que está em Istambul, escreveu no Twitter: "Recebi um visto americano, mas não vou comparecer ao Oscar por causa da intensidade do trabalho. Nossa prioridade é ajudar nosso povo".

Desde sua criação em 2013, o corpo de voluntários tem mais de 3.000 membros e afirma que salvou mais de 78.000 vidas. O nome procede dos capacetes brancos utilizado por seus integrantes.

* AFP

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Domingo Esporte Show

09:30 - 12:00