O que você precisa saber

Crise no ES adia reforço da Força Nacional para Capital: 7 coisas para começar o dia bem informado

ZH indica os assuntos mais importantes desta quarta-feira          

Por: Zero Hora
15/02/2017 - 07h35min | Atualizada em 15/02/2017 - 07h35min

1. Por três dias, agências da Caixa abrirão mais cedo para tirar dúvidas sobre contas inativas do FGTS

Nesta quarta, na quinta e na sexta-feira, as agências da Caixa abrirão duas horas mais cedo para esclarecer dúvidas exclusivamente de trabalhadores que tenham contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Tem conta inativa com direito a saque o trabalhador que pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015. As agências também terão atendimento exclusivo no sábado, das 9h às 15h, para solucionar dúvidas sobre o saque de contas. Mas, neste caso, serão apenas alguns locais selecionados. O dinheiro que será liberado das contas inativas do FGTS pode ser um belo reforço para colocar em dia contas atrasadas ou investir com segurança. A Caixa criou um site para consultar contas inativas do FGTS.

2. EPTC vai cortar viagens para equilibrar contratos com empresas de ônibus

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai cortar horários de algumas linhas do transporte coletivo de Porto Alegre a partir de março. Serão atingidos os itinerários com períodos de baixa procura, principalmente no meio das tardes e após as 20h. A lista com as regiões afetadas ainda não foi divulgada pelo município, mas a medida será adotada para reduzir as perdas alegadas pelas empresas de ônibus que atuam em Porto Alegre. Ele relata que a ação vai afetar cerca de 4% das linhas, o que seria suficiente para reequilibrar financeiramente os contratos assinados com as empresas de ônibus. Uma das justificativas para a ação é reduzir o impacto do custo que a instalação de GPS e equipamentos para reconhecimento facial poderia acarretar à passagem.

3. Prefeitura de Porto Alegre vai notificar mais de 53 mil contribuintes com dívidas de IPTU

A partir desta quarta-feira, a prefeitura de Porto Alegre vai notificar contribuintes que possuem débitos com IPTU e taxa de coleta de lixo. Há ainda uma pequena parcela de devedores do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) que também receberão correspondências. O total devido por esse grupo é superior a R$ 100 milhões. A expectativa é receber cerca de 15% do valor. É possível fazer a quitação em cota única, sem desconto, ou parcelada. É possível dividir o débito em até 72 parcelas, desde que o pagamento mensal não fique abaixo de R$ 30.

4. Crise no ES adia reforço de 129 agentes da Força Nacional para Porto Alegre

O começo oficial do Plano Nacional de Segurança Pública em Porto Alegre, previsto para esta quarta-feira, foi adiado sem definição de novo prazo. Os motivos, segundo o Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP), foram as crises no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, onde ocorrem paralisações de policiais militares. Desses Estados, devem ser destinados 129 agentes da Força Nacional para atuar, ao lado da Brigada Militar, no combate a homicídios, feminicídios e violência doméstica na capital gaúcha. No dia anterior ao do anúncio do adiamento, em amostra da necessidade e da urgência no combate aos homicídios, Porto Alegre viveu uma noite violenta: no intervalo das 20h à meia-noite de segunda-feira, sete pessoas foram assassinadas em seis casos aparentemente não relacionados.

5. Inter estreia na Copa do Brasil

O Inter enfrenta às 21h45min, no Estádio Olímpico Regional, em Cascavel, o Princesa do Solimões. O jogo marca a estreia colorada na Copa do Brasil. Baseado no novo regulamento, o Colorado pode empatar que já garante classificação à próxima fase. Derrota, porém, elimina o time de Zago.

6. Expectativa no Grêmio por julgamento e por Douglas

O Grêmio será julgado nesta quarta pela invasão de Carol Portaluppi no gramado da Arena após o título da Copa do Brasil, contra o Atlético-MG. A expectativa do dia tricolor também é por Douglas, que terá alta  depois de ter realizado cirurgia do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo

7. Porto Alegre pode ter temporais e fortes rajadas de vento nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, o tempo deve continuar instável em boa parte do Estado. O tempo fica firme apenas nas regiões Oeste, Campanha e Extremo Sul. Na Região Leste, podem ocorrer rajadas de vento entre 50km/h a 65km/h. O tempo fica abafado. Em Porto Alegre, a máxima pode chegar a 33°C e em Tramandaí, 31°C. A máxima do RS deve ser registrada em Uruguaiana: 36°C.De acordo com a previsão da Somar, essa semana vai ser marcada por instabilidades e calor no Estado.

Veja a previsão do tempo para a sua cidade

*ZERO HORA

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.