Saúde

Hospital Geral e Pompéia, em Caxias, recebem repasses atrasados do Estado 

No total, 49 instituições gaúchas receberão valores que, segundo a secretaria estadual da Saúde, zeram as dívidas estaduais 

Por: Pioneiro
16/02/2017 - 20h11min | Atualizada em 16/02/2017 - 21h31min
Hospital Geral e Pompéia, em Caxias, recebem repasses atrasados do Estado  Marcelo Casagrande/Agencia RBS
O Hospital Geral (HG) receberá R$ 9 milhões. Na segunda-feira, cerimônia em Porto Alegre oficializa os pagamentos. Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS  

Os dois maiores hospitais com atendimento pelo SUS na Serra Gaúcha terão um respiro no caixa: na próxima segunda-feira, o governo do Estado oficializa o pagamento de todas as parcelas atrasadas ao Hospital Geral (HG) e ao Pompéia, ambos em Caxias do Sul. No total, 49 instituições gaúchas receberão repasses atrasados, o que zera as dívidas estaduais em todo o Rio Grande do Sul, segundo a assessoria de imprensa da secretaria estadual da Saúde. Devido à crise, diversas instituições na região já tiveram que contar com socorro dos municípios para conseguirem se manter.

Leia mais:
Hospitais filantrópicos da Serra só se mantêm com ajuda de prefeituras
Com leitos vazios, hospitais da Serra passam por crise
Com falta de recursos, hospitais da Serra reduzem atendimento para evitar fechar


Ao HG, o pagamento será de R$ 9 milhões, segundo o diretor do hospital, Sandro Junqueira.

— É o pagamento de todas as parcelas em atraso até fevereiro deste ano. Isso significa manter as contas em dia, repondo o caixa — comemora Junqueira, acrescentando que a instituição não tem atrasos referentes a verbas federais.

O Pompéia, maior referência de traumatologia da região, também será contemplado, mas a assessoria da secretaria da Saúde não confirmou o valor.Os pagamentos serão feitos por meio do Fundo de Apoio Financeiro e de Recuperação dos Hospitais Privados Sem Fins Lucrativos e Hospitais Públicos (Funafir).

Na segunda-feira, representantes dos hospitais contemplados serão recebidos no Palácio Piratini, em Porto Alegre, para a oficialização dos pagamentos. A cerimônia ocorre às 10h30min.


 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.