Memórias

O encontro de Norberto Grave com um prefeito alemão

Franz-Josef Lauer ficou hospedado no município de Teutônia em 1999

17/02/2017 - 05h00min | Atualizada em 17/02/2017 - 05h00min

Em 1999, uma comitiva alemã veio conhecer Teutônia e outros municípios do Vale do Taquari. Neste grupo, formado por pessoas de diversas profissões, estava Franz-Josef Lauer, prefeito da microrregião de Rheinböllen, que, na época, acabou se hospedando na casa de Norberto Grave, em Westfália, recém emancipada. Durante um café da manhã, Lauer perguntou a Grave o que faltava em Teutônia. Surpreso com a pergunta, Grave pensou um pouco e falou sobre a necessidade de um caminhão para o Corpo de Bombeiros. A sugestão foi anotada, lembra Norberto Grave, com um sorriso de satisfação no rosto por ter sido o autor do pedido que acabou sendo atendido um ano depois. 

Aos 83 anos, o westfaliano, que hoje reside no bairro Languiru, em Teutônia, próximo aos filhos, não esconde o orgulho ao lembrar desse fato. 

Recentemente, durante o Tour Europa, os jovens músicos do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia conheceram 33 cidades, realizaram concertos e fizeram visitas para reforçar os laços de amizade entre brasileiros e alemães, que, em alguns casos, vêm de longa data. 

A foto do caminhão com a dedicatória e Norberto Grave segurando a bandeira alemã Foto: Marta Cord / Arquivo Pessoal

O maestro do conjunto, Lucas Eduardo Grave, a pedido de seu avô Norberto, entregou ao ex-prefeito Lauer uma foto com dedicatória como reconhecimento e agradecimento por seu esforço no envio do caminhão de bombeiros, que chegou a Teutônia em 2000 e segue, quase 20 anos depois, sendo utilizado pelo Corpo de Bombeiros Voluntários. Lauer respondeu colocando também uma dedicatória numa das fotos enviadas por Norberto Grave e devolvendo-a. 

No manuscrito, em alemão, Lauer manifesta a felicidade em ver o belo veículo alemão em Teutônia, deseja muitas felicidades a todos e roga que o veículo seja pouco utilizado. 

Afinal, o contrário disso significaria muitos sinistros na região.

Grave com a imagem devolvida por Lauer Foto: Marta Cord / Arquivo Pessoal

Colaborou Marco Mallmann

Leia outras colunas do Almanaque Gaúcho

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.