Centenário

Salomão Platcheck, a vida pela lente

Fotógrafo de origem lituana comemoraria cem anos de vida neste domingo

18/03/2017 - 05h00min | Atualizada em 18/03/2017 - 05h00min

No dia 19 de março de 1917, na Lituânia, nasceu o fotógrafo Salomão Platcheck, cuja atuação marcou, durante sete décadas, a vida social de Porto Alegre. Salomão Platcheck veio para o país em 1925, com os pais e irmãos, indo direto para a cidade de Quatro Irmãos, onde ficou até completar 13 anos. 

Em 1930, a família veio para Porto Alegre. Nesta época, ele descobriu a profissão que seguiu até os 82 anos. Iniciou no estúdio Foto Brasil, na Praça do Portão, como ajudante de fotógrafo. Após aprender o ofício, transferiu-se para Cruz Alta. Retornou à Capital trabalhando no estúdio Foto Elétrica, concorrente do Foto Brasil e muito conceituado na cidade. Aos 20 anos, montou seu próprio estúdio, na Rua dos Andradas, onde permaneceu até os seus últimos dias. 

Foto: Não se aplica / Arquivo Pessoal

Em 1960, ingressou na agência de publicidade da Varig S.A, onde permaneceu por mais de 30 anos. Durante 15 anos, foi fotógrafo freelancer da Petrobras. Nas décadas de 1960 e 1970, viajava para o Interior para fotografar bailes de debutantes, festas e casamentos. Trabalhou em congressos, formaturas e concursos de beleza, como Miss Brotinho, Rainha das Piscinas, Miss Porto Alegre e Miss RGS. Em 1974, foi contratado pela Sociedade de Ginástica Porto Alegre (Sogipa) para trabalhar com exclusividade em todos os eventos promovidos pelo clube. Ali ficou por 25 anos. E na Associação Leopoldina Juvenil atuou por 15 anos. Fotografou junto aos clubes do Comércio, Lindoia Tênis Clube, Farrapos, Sociedade Gondoleiros e Petrópole Tênis Clube. 

Em 1983, com 50 anos de atividades, recebeu o título de Fotógrafo Destaque Social do Ano, concedido pelo jornalista Saul Júnior. Nesse mesmo ano, foi laureado como cidadão emérito da cidade, título outorgado pela Câmara Municipal. O Jockey Clube do RGS realizou um grande prêmio com o seu nome. 

Família de Salomão Platcheck Foto: Não se aplica / Arquivo Pessoal

Salomão, que neste domingo completaria cem anos, morreu no dia 30 de maio de 1999. Em sua trajetória, fez muitos amigos e conquistou muita admiração.

Colaborou Rossana Fichman, jornalista e neta de Salomão Platcheck

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.