O que você precisa saber

Câmara aprova texto do projeto de socorro aos Estados: veja 7 coisas para começar o dia informado

ZH indica os assuntos mais importantes desta quarta-feira                            

Por: Zero Hora
19/04/2017 - 07h32min | Atualizada em 19/04/2017 - 07h32min

1. Câmara aprova texto-base do projeto de socorro aos Estados

Os deputados aprovaram por 301 votos a 127, na noite de terça-feira, o texto-base do projeto de recuperação fiscal dos estados. Os 14 destaques ao texto do relator da matéria, deputado Pedro Paulo (PMDB-RJ), serão apreciados em outra sessão. A proposta estava na pauta da Câmara há quatro semanas, mas até hoje não havia consenso para a votação. O maior impasse está em torno das contrapartidas exigidas dos estados que querem assinar acordo com o governo federal. Hoje, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais se encaixariam nas regras para receber ajuda da União. No caso gaúcho, a suspensão do pagamento daria fôlego ao Piratini – que deixaria de gastar mensalmente um montante em torno de R$ 260 milhões. Veja como votaram os deputados gaúchos na aprovação do texto do projeto de socorro aos Estados.

2. O que pode mudar no projeto de reforma da Previdência

O relator da reforma da Previdência (PEC 287/16), deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), apresentou, na terça-feira, uma versão preliminar do relatório que será lido na quarta-feira na comissão especial que trata do tema na Câmara dos Deputados. Dez pontos principais apresentados pelo governo federal foram alterados, entre elas, fixa a idade mínima de aposentadoria em 62 anos para as mulheres e em 65 anos para os homens após um período de transição de 20 anos. O governo federal queria a idade em 65 anos para ambos. Veja as principais mudanças que o projeto de reforma deve sofrer.

3. EPTC planeja mais 7 quilômetros de ciclovias em 2017; veja onde serão

No Dia Mundial da Bicicleta, celebrado nesta quarta-feira, os ciclistas da Capital ainda não terão uma comemoração plena — afinal, não dispõem nem de 10% dos 495 quilômetros de rede cicloviária previstos no projeto original do Plano Diretor Cicloviário. Mas a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) está confiante de que a cidade passe da marca de 50 quilômetros de ciclovias neste ano. São prometidos pelo menos 7 quilômetros para se somarem aos 45,2 existentes. Alguns complementam trechos já executados e, outros, dão início a uma nova rota. A EPTC ainda não dispõe dos orçamentos nem divulga data exata de entrega de cada trecho, pois, na maior parte, a ciclovia é sinalizada depois da realização de obras de mobilidade previstas.

4. Força-tarefa da Polícia Civil reduz roubos a coletivos em Porto Alegre

A força-tarefa da Polícia Civil de combate a roubos no transporte coletivo da Capital completa um ano neste mês com uma dose de alívio e, também, dor de cabeça. Ao mesmo tempo em que comemora a redução de 42% no número de assaltos no primeiro trimestre de 2017 comparado ao mesmo período de 2016, o Centro, região de maior circulação de ônibus e lotações de Porto Alegre, está em alerta. Pela primeira vez desde o início do trabalho, a área central registrou, neste trimestre, alta desse delito. Foram 98 casos — 24 em janeiro, 31 em fevereiro e 43 em março, contra 71 dos três meses anteriores — 23 em outubro, 25 em novembro e 23 em dezembro. Os números corroboram a constatação. Mesmo que os assaltos tenham voltado a aumentar no Centro, é notável a queda no volume de roubos desde o início da força-tarefa em relação ao primeiro trimestre do ano passado — o último sem a estratégia especializada.

5. Grêmio treina no Defensores del Chaco

O Grêmio treina nesta quarta às 16h de Assunção (17h de Brasília) no Estádio Defensores del Chaco. Na quinta, enfrenta o Guaraní pela Libertadores. A equipe que deixou Porto Alegre na noite passada já está definida

6. Inter enfrenta o Corinthians pela Copa do Brasil

Às 21h45min, o Inter enfrenta o Corinthians, no Itaquerão, em jogo que vale vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. Sem D'Alessandro e Edenilson, o time de Zago terá a estreia do chileno Felipe Gutiérrez como titular. ZH Esportes acompanha o duelo em tempo real.

7. Quarta-feira deve ser de chuva em boa parte do Rio Grande do Sul

Nesta quarta-feira, áreas de instabilidade podem provocar chuva em boa parte do Rio Grande do Sul. Há previsão de temporais no Noroeste, com possibilidade de descargas elétricas e rajadas de vento de até 30km/h. Devido ao tempo fechado, de acordo com a Somar Meteorologia, a temperatura não sobe muito ao longo do dia. Em Porto Alegre, pode chover fraco à noite. Os termômetros devem registrar entre 16°C e 26°C.

Veja a previsão do tempo para a sua cidade

*ZERO HORA

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.