O que você precisa saber

Feriado de Tiradentes será chuvoso em todo o Estado: veja 7 coisas para começar o dia informado

ZH indica os assuntos mais importantes desta sexta-feira

Por: Zero Hora
21/04/2017 - 07h32min | Atualizada em 21/04/2017 - 07h39min

1. Entenda as novas regras de transição da reforma da Previdência

Além de reduzir a idade mínima da aposentadoria para as mulheres, o relator da reforma da Previdência na Câmara criou uma nova regra de transição que vale, teoricamente, para todas as pessoas que já contribuem para a Previdência. Quem entrar na regra terá que trabalhar 30% a mais do que faltaria para alcançar o tempo mínimo de contribuição pela regra atual (30 anos para mulher e 35 anos para homem) na data da entrada em vigor, além de ter que atingir uma idade mínima, de 53 anos para mulheres e de 55 anos para homens, que vai subir gradativamente até 2038.

2. Léo Pinheiro afirma que triplex de Guarujá era de Lula

O ex-presidente da OAS José Aldemário Pinheiro, o Léo Pinheiro, declarou nesta quinta-feira, que "o apartamento era do presidente Lula". O executivo se referia ao triplex do Condomínio do Edifício Solaris, no Guarujá, na Baixada Santista. O empresário disse, ainda, que o petista o teria orientado a destruir provas de pagamentos via caixa 2 ao PT no Exterior. As acusações contra Lula são relativas ao recebimento de vantagens ilícitas da empreiteira OAS por meio de um triplex no Guarujá, no litoral de São Paulo, e ao armazenamento de bens do acervo presidencial, mantido pela Granero de 2011 a 2016.

3. Projeto de abuso de autoridade aumenta tensão entre Judiciário e políticos

Com votação transferida para quarta-feira na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, o projeto que endurece as punições para o crime de abuso de autoridade é a polêmica da vez no Congresso. Relator da proposta, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) diz que o objetivo é combater excessos, mas integrantes da Operação Lava-Jato identificam na iniciativa manobra para "calar de vez" a força-tarefa que revelou o maior escândalo de corrupção do país. O texto lista condutas que devem ser criminalizadas, como o uso da condução coercitiva "manifestamente descabida ou sem prévia intimação".

4. Efetivo da Brigada Militar será ampliado em 30% por dois dias

Cerca de 600 mil policiais militares de todo o Brasil pretendem homenagear o patrono Tiradentes, neste 21 de abril, por meio de uma operação conjunta em todo o território nacional. O objetivo da força-tarefa é preservar a ordem pública e trazer sensação de segurança à comunidade. O número de policiais que participarão do evento no Estado não foi revelado pela Brigada Militar, mas o comandante do Policiamento da Capital, coronel Jefferson de Barros Jacques, garante que o incremento será de 30% do efetivo.

5. Após empate no Paraguai, Grêmio treina para o Gauchão

Após empatar com o Guaraní-PAR pela Libertadores, o Grêmio treina às 15h30min para o jogo de domingo, pelo Gauchão, contra o Novo Hamburgo. Será a penúltima atividade do time titular antes do compromisso pelo Estadual.

6. Inter treina com atenções voltadas para D'Ale e Edenilson

O Inter treina às 9h30min para o confronto de domingo com o Caxias. Desfalques contra o Corinthians, na quarta, D'Alessandro e Edenilson são dúvidas para o jogo e serão observados pela comissão para saber se estão em condições de atuar.

7. Rio Grande do Sul deve ter feriado de Tiradentes com chuva

O feriado de Tiradentes será de chuva em boa parte do Rio Grande do Sul. Os maiores volumes devem ocorrer em Canoas, São Borja e Cruz Alta, mas não passam dos 25 milímetros. A temperatura fica um pouco mais baixa em relação à registrada na quinta-feira. A previsão é de mínima de 12°C, em São José dos Ausentes, e máxima de 27°C, em Torres.

Veja a previsão do tempo para a sua cidade

*ZERO HORA

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.