
Ao relacionar uma série de possíveis candidatos nas eleições de 2018 a escândalos de corrupção delatados por executivos da empreiteira Odebrecht, a lista de Fachin abriu caminho para o retorno de um boato. Uma mensagem que circula pelas redes sociais afirma, de forma equivocada, que uma votação seria cancelada caso pelo menos 51% dos eleitores anulassem o voto. O texto traz informações falsas, porque os votos nulos são descartados da contagem final, segundo o promotor Rodrigo Zilio, do Gabinete Eleitoral do Ministério Público do Rio Grande do Sul.
– Só são considerados votos válidos aqueles dados a determinados candidatos, com o número correto de determinado candidato digitado na urna, ou ainda os que o eleitor digita a legenda do partido. Os votos que o eleitor anular ou votos que o eleitor sufragar em branco não vão ter nenhum reflexo na eleição. Ou seja, votos brancos e nulos são desprezados na contagem de votos pelo Tribunal Superior Eleitoral – esclarece.
Leia mais
Mensagem sobre envenenamento de crianças no jogo da Baleia Azul é falsa
Mensagem "urgente" do médium Divaldo Franco sobre Brasil em risco é boato
Leia outros textos da série Notícia Falsa na Rede
A mensagem aconselha os eleitores a fazer esta opção para "eliminar 90% dos políticos corruptos em uma única vez", porque uma nova campanha contaria com candidatos que não se apresentaram na primeira eleição. Zilio alerta sobre o impacto dessa decisão.
– Eleitores que venham a aderir a essa corrente abrirão mão do exercício do direito de voto e estarão tacitamente concordando com o que os outros eleitores irão decidir – afirma o promotor.


Quatro dicas para reconhecer se uma notícia é falsa
1. Sempre que o texto for "espetaculoso", dramático demais, soar inverossímil, conter erros de português e não tiver autoria clara, desconfie e não compartilhe na mesma hora.
2. Com educação, pergunte para quem enviou a mensagem qual é a fonte. Se ela disser que não sabe, que apenas recebeu em outro grupo, desconfie ainda mais.
3. Faça, então, uma rápida busca no Google, com palavras-chave. No caso descrito nesta página, bastaria pesquisar os seguintes termos: voto nulo cancela eleição. Em geral, é o suficiente para detectar fake news (notícias falsas).
4. Caso a incerteza persista, dê uma olhada em veículos de imprensa confiáveis. Se não houver nenhuma menção a essa notícia, será mais um indício de que não passa de boato.
Você leu uma informação e ficou em dúvida se é verdade ou mentira? Envie sua sugestão, por WhatsApp, para a seção Notícia Falsa na Rede: (51) 99667-4125.