
A chuva que atinge o Rio Grande do Sul desde a noite de terça-feira (23) provocou prejuízos principalmente no noroeste do Rio Grande do Sul. No período de 24 horas, até o meio-dia de quarta-feira (24), a Defesa Civil registrou mais de 200mm – o dobro da média mensal na região.
Entre os municípios mais atingidos estão Coronel Bicaco, Três Passos, Campo Novo, Rondinha e Porto Lucena, que registraram alagamentos, transbordamentos de rios e desmoronamentos, principalmente na zona rural.
Pelo menos 25 famílias tiveram de deixar suas casas. No entanto, segundo as coordenadorias regionais da Defesa Civil, já voltaram para suas residências.
Leia mais:
Chuva causa transtornos no trânsito em Porto Alegre
Mesmo com chuva, tempo fica abafado no RS nesta quinta
Veja a previsão do tempo para a sua cidade
– Muitas localidades ficaram isoladas, mas as pesssoas que saíram de casa já retornaram. O Estado já enviou ajuda humanitária, como cobertores, colchões e material de limpeza – afirmou o major Sérgio Henrique Bittencourt, que coordena a regional da Defesa Civil de Frederico Westphalen.
Segundo ele, as prefeituras já encaminharam ou estão em processo para decretar situação de emergência.
A chuva deu uma trégua nesta quinta-feira (25) no Noroeste, e deve ganhar força no Oeste e no Sul, onde há risco temporal com rajadas de vento e queda de granizo em pontos isolados.
Região Metropolitana, Centro, Norte e Nordeste, que registram chuva no começo desta quinta-feira, devem ter melhora do tempo ao longo do dia, com temperatura alta e abafamento. No Noroeste, a tarde será de muito calor.
Entre a tarde e a noite desta quinta, e o começo de sexta, a instabilidade avança do Oeste e do Sul para as demais regiões gaúchas, fazendo o caminho inverso. Uma frente fria deve se encontrar com ar quente, podendo provocar chuva forte e novos temporais no Estado. Dessa forma, todo o final de semana deve ser chuvoso e os acumulados podem passar dos 100mm em algumas áreas.
A regão Noroeste do Rio Grande do Sul, como já está encharcada e pode ter mais volumes altos de chuva, deve ficar em alerta.