Notícia Falsa na Rede

Foto mostra Moro abatido após condenar Lula? É falso

Na verdade, imagem foi feita em 30 de março durante participação do juiz em comissão na Câmara dos Deputados

Por: Zero Hora
14/07/2017 - 19h20min | Atualizada em 14/07/2017 - 19h20min
Foto mostra Moro abatido após condenar Lula? É falso Lula Marques/AGPT
Imagem original, do fotógrafo Lula Marques, foi feita em 30 de março deste ano durante comissão na Câmara dos Deputados Foto: Lula Marques / AGPT  

Momentos após o juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, condenar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nove anos e meio de prisão, na quarta-feira (12), começou a circular pela internet supostas imagens do magistrado abatido após a decisão. O registro mais usado nas postagens com esse tom mostra Moro com a cabeça perto da base de uma mesa. Uma das publicações afirma que Moro estava "muito abatido" e ficou "40 minutos cabisbaixo e sozinho" em uma sala de audiência.

Leia mais:
Nespresso dá cafeteiras grátis para quem faz teste? É golpe
Crédito no celular por compartilhar link? Não caia nessa, é golpe
Carrefour oferece emprego com salário de até R$ 1.852 por WhatsApp? É falso 

A notícia é falsa. Na verdade, a foto foi tirada no dia 30 de março deste ano durante a participação do juiz na comissão especial da Câmara dos Deputados que na data analisava mudanças no Código de Processo Penal.

A imagem, do repórter fotográfico Lula Marques, pode ser localizada no site Fotos Públicas, com descrição confirmado que o registro foi feito em 30 de março, durante a comissão. No próprio site da Câmara, existem matérias e fotos sobre a participação de Moro no colegiado. A reunião também consta na agenda oficial da casa.

O fotógrafo também postou a foto em sua conta oficial no Facebook no dia 30 de março:

Você leu uma informação e ficou em dúvida se é verdade ou mentira? Envie sua sugestão, por WhatsApp, para a seção Notícia Falsa na Rede: (51) 99667-4125.

*Zero Hora

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.