Impeachment

Lasier Martins é indicado como testemunha de defesa em impeachment do prefeito de Montenegro 

Senador diz conhecer Aldana (PSB), mas que vai avaliar a possibilidade e viabilidade de defendê-lo

25/07/2017 - 16h15min | Atualizada em 25/07/2017 - 16h22min
Lasier Martins é indicado como testemunha de defesa em impeachment do prefeito de Montenegro  Waldemir Barreto/Agência Senado
Lasier Martins (PSD) poderá ser  testemunha de defesa de Aldana (PSB) no processo de impeachment em Montenegro Foto: Waldemir Barreto / Agência Senado  

O senador Lasier Martins (PSD-RS) poderá ser uma das testemunhas que apresentarão a defesa no processo de impeachment do prefeito de Montenegro, Luiz Américo Alves Aldana (PSB), na semana que vem. A lista com os 16 nomes indicados para a defesa de Aldana foi divulgada pela Comissão Processante nesta terça-feira (25).

Após a apresentação da defesa prévia de Aldana (PSB), na semana passada, o próximo passo no processo de impeachment — aprovado na Câmara de Vereadores de Montenegro no dia 14 de junho — passa por depoimentos de testemunhas na Justiça. Segundo a Comissão Processante, as audições começam a ser feitas até a próxima semana.

Leia mais
Prefeito de Montenegro responderá a processo de impeachment
TCE vai analisar processo de impeachment do prefeito de Montenegro
Vereadores de Montenegro aprovam impeachment do prefeito

De acordo com o advogado de Aldana, Vanir Mattos, a escolha por Lasier Martins como uma das testemunhas de defesa é estratégica.

— Infelizmente não posso detalhar as razões que nos levaram a esta escolha. Não posso revelar os motivos — explicou o advogado.

O senador Lasier Martins, que começou sua carreira profissional em Montenegro, diz conhecer Aldana, mas que ainda vai analisar a possibilidade de defendê-lo ou não durante o processo de impeachment.

No dia 17 de julho, a Comissão processante encaminhou um pedido de auditoria fiscais nas constas da prefeitura de Montenegro ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). O prazo de cinco dias para o retorno da fiscalização expirou na última segunda-feira (24). Para não atrasar o processo de impeachment, vereadores favoráveis a cassação de Aldana solicitaram à Justiça que as testemunhas sejam ouvidas até a próxima semana.

O caso
Aldana (PSB) é acusado de irregularidades no capeamento asfáltico do anel viário dobairro Germano Henke, contratação de empresa para realizar o transporte escolar para alunos dos ensinos Fundamental e Infantil, prorrogação no contrato do transporte público coletivo Montenegro e de tirar férias sem aviso prévio à Câmara de Vereadores.

O pedido de impeachment foi protocolado por Renato Antonio Kranz, candidato a vereador em 2016 pelo PTB, e pela advogada Eliane da Rosa.

Confira a lista com as testemunhas de acusação e de defesa no processo de impeachment de Aldana

Acusação
Marcelo Rodrigues, procurador de Montenegro
Edard Borges, coronel da Brigada Militar de Montenegro
Elaine da Rosa, advogada
Renato Kranz, candidato a vereador de Montenegro, em 2016

Defesa
As 16 testemunhas de defesa indicadas no processo de impeachment de Aldana foram divididas em cinco grupos. Cada um vai defender Aldana em uma das acusações:

Capeamento asfáltico em Germano Henke
Ricardo Endres, secretário de Viação e Serviços Urbanos.
Argos Machado, secretário de Obras
José Valmir Silveira D¿Avila, proprietário da empresa JLV, que executou a obra. A JLV está envolvida em investigação do Ministério Público.

Transporte escolar
Silvana Schallemberger, secretária de Educação
Andrea Rockenbach, servidora municipal
Ivone Teresinha Gonçalves, servidora municipal
José Heliberto de Oilveira, o cargo não foi divulgado à Comissão Processante

Transporte público
Viviane de Vargas, servidora municipal
Dacila Cabreira Gay, advogada
Flávio Koch, proprietário da Viação Montenegro

Férias
Adão Vargas Aloy, secretario municipal de Administração e Planejamento
Lutero Fracasso, gerente da Corsan
Julia Katia Steigleder Becker, procuradora do município

Atos de gestão
Jaime Alves de Oliveira, o cargo não foi divulgado à Comissão Processante
Lasier Martins, senador (PSD-RS)
Beto Albuquerque, presidente do diretório do PSB no RS

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.