Vale dos Sinos

Polícia prende três por extorquir vítima que fez post sobre caminhão roubado

Criminosos aproveitaram postagem de vítima que procurava por caminhão roubado para praticar o golpe

22/07/2017 - 13h16min | Atualizada em 22/07/2017 - 13h16min

A Polícia Civil prendeu três pessoas em flagrante pelo crime de extorsão na madrugada deste sábado (22), em Novo Hamburgo. Os bandidos se aproveitaram de uma postagem no Facebook feita pela vítima, que procurava por seu caminhão roubado no fim da tarde de ontem, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre.

Após ter o caminhão roubado, a vítima publicou uma foto do veículo nas redes sociais relatando o caso. Ao fim da postagem, ele disponibilizou seu celular para que amigos ou conhecidos que entrassem em contato caso localizassem o caminhão. 

Assim que os criminosos visualizaram a postagem da vítima, entraram em contato. Alegavam estar em posse do caminhão, em Novo Hamburgo. Mas para ter o veículo de volta, a vítima teria de pagar R$ 5 mil. Além disso, eles reforçaram que, caso a polícia fosse acionada, iriam matar toda sua família.

A vítima procurou pela Polícia Civil, ainda na noite de ontem. O delegado Leandro Lisardo, orientou que o homem fosse até o local combinado para o pagamento da extorsão. Enquanto isso, viaturas discretas da polícia acompanhariam a ação.

Ao chegar em Novo Hamburgo, no local onde os criminosos exigiram que a vítima fizesse o pagamento, a Polícia Civil constatou que os bandidos não estavam com o caminhão da vítima.

- Eles aplicaram o famoso golpe da internet. Viram a postagem da vítima e, com a informação do celular pessoal, entraram em contato com ele para praticar extorsão - explicou o delegado Leandro Lisardo.

Após a prisão em flagrante dos três criminosos, o dinheiro da vítima foi recuperado.A Polícia Civil orienta que, para evitar casos como este, sejam disponibilizados telefones de delegacias em postagens nas redes sociais. 

Segundo o delegado Lisardo, este tipo de crime tem sido cada vez mais comum.

- Muita gente tem sido prejudicada por descuido em postagens na redes sociais - explicou.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.