A prefeitura de Santa Maria vai pagar R$ 1,35 milhão pela desapropriação do prédio da boate Kiss – onde será erguido um memorial em homenagem às vítimas da tragédia. O valor foi confirmado na tarde desta segunda-feira (10). As informações são da Rádio Gaúcha.
O montante deve ser pago em 12 parcelas à Econn, empresa dona do imóvel. A primeira delas será quitada em até 30 dias, contando a partir da data do decreto de desapropriação – assinado nesta segunda-feira.
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O acordo de cooperação – firmado entre a prefeitura de Santa Maria, o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e a Associação das Vítimas da Tragédia de Santa Maria (ATVSM) – foi assinado nesta segunda-feira para o concurso que escolherá o projeto de construção do memorial.
A prefeitura ficará responsável por dar todo o revestimento legal às duas licitações: a que prevê a contratação do projeto de arquitetura do memorial e também a que fica responsável pela execução do projeto.
As famílias das vítimas serão ouvidas sobre a construção do espaço para que possam colaborar com ideias.
De acordo com o cronograma previsto pela prefeitura da cidade, a ideia é que a pedra fundamental do memorial seja lançada em 27 de janeiro de 2018, quando a tragédia completa cinco anos. O prédio deve ser demolido, e a construção do memorial seria concluída até janeiro de 2019.
O acordo de cooperação prevê que, para ambas as situações, os recursos sejam viabilizados de duas formas: por meio de parceria público-privada ou por meio de crowdfunding (financiamento coletivo). Conforme a prefeitura, a definição do financiamento coletivo deve ser feita nesta semana.