Desaparecido

Com apoio de avião da FAB, Marinha deve seguir neste sábado buscas a barco que sumiu em Rio Grande

Embarcação com inscrição em Laguna (SC) navegava com sete tripulantes e desapareceu por volta das 3h desta sexta-feira na costa gaúcha

11/08/2017 - 21h10min | Atualizada em 12/08/2017 - 10h33min
Com apoio de avião da FAB, Marinha deve seguir neste sábado buscas a barco que sumiu em Rio Grande Fabio Gomes/Especial
Foto: Fabio Gomes / Especial  

Correção: a embarcação Dom Manoel XVI saiu do Farol da Solidão, em Mostardas, no RS. A informação inicial, da Marinha, de que teria saído da costa de SC, ficou no ar até as 10h30min de sábado (12). O texto foi corrigido.

A embarcação pesqueira Dom Manuel XVI, com inscrição em Laguna (SC), continua desaparecida na costa do Rio Grande, no sul do Estado. A informação foi repassada pela Marinha do Brasil por meio de uma nota oficial. O barco, que saiu de Mostardas rumo à barra de Rio Grande, desapareceu por volta das 3h desta sexta-feira (11), quando estava a 15 quilômetros do destino. 

A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 5º Distrito Naval, foi informada sobre a ocorrência por volta das 7h e, des-de então, busca por sobreviventes e pela própria embarcação. 

Leia mais:
Marinha estende alerta de ressaca no RS e em SC até segunda-feira 
Ressaca atinge litoral gaúcho e vento ultrapassa 80 km/h
Marinha faz buscas a barco desaparecido com sete tripulantes na costa do RS

A Dom Manuel XVI navegava junto com outra embarcação pesqueira, a Dom Manuel XV. Foi a tripulação deste barco que informou as autoridades sobre o desparecimento.

As buscas devem seguir ao longo do fim de semana. Participam dos trabalhos o navio patrulha "Benevente", um helicóptero do 5º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) e outras embarcações. A Rede Nacional de Estações Costeiras está prestando apoio por meio de chamadas de rádio via sistema VHF, e também alertam embarcações que navegam pelas proximidades.

Pelas redes sociais, em páginas destinadas aos pescadores, a notícia sobre o desaparecimento da embarcação repercutiu durante toda a tarde desta sexta-feira. Nos cometários, chegou a se falar que o barco teria sido localizado, mas a informação não foi confirmada pela Marinha do Brasil. Pescadores e parentes de tripulantes demonstravam solidariedade e trocavam informações sobre quem são os homens a bordo. 

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.