Reconhecimento

Fapergs divulga lista de agraciados no Prêmio Pesquisador Gaúcho

A cerimônia para entrega de prêmios ocorre na próxima terça-feira, no salão de eventos da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs)

16/10/2013 | 15h55

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT), divulgou nesta quarta-feira a lista dos destaques da pesquisa científica gaúcha em 2013. Criado para desenvolver as áreas da ciência, tecnologia e inovação do Estado, o Prêmio Pesquisador Gaúcho vai agraciar 14 pesquisadores responsáveis por estudos em sete campos do conhecimento. A cerimônia ocorre na próxima terça-feira, no salão de eventos da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), em Porto Alegre, às 20h.

Os nomes foram escolhidos por uma comissão julgadora formada por 14 pesquisadores reconhecidos na comunidade científica estadual. Na edição deste ano, a principal novidade foi a categoria especial Pesquisa Destaque em Comemoração ao Ano Internacional de Cooperação pela Água, que premia o melhor estudo na área do tratamento da água, sustentabilidade ambiental, geração de energia ou fontes alternativas de energia, redução do consumo ou combate ao desperdício.

As demais premiações são Pesquisador Destaque, Piá Inovador, Pesquisador na Empresa, Técnico Pesquisador, Pesquisador na Indústria e Jovem Empreendedor. O prêmio envolve doutores, jovens doutores, graduados ou pós-graduados, alunos de graduação e de ensino técnico, jovens cursando o ensino médio e pesquisadores atuantes em micro e pequenas empresas.

O evento marca o início do 1º Fórum de Inovação, que irá propor reflexões sobre os desafios da inovação por meio de uma série de palestras e outras atividades. O fórum ocorre na próxima quarta-feira no Teatro da Feevale, em Novo Hamburgo, a partir das 8h30.

Confira a lista dos premiados:

- Pesquisador destaque nas principais áreas do conhecimento: Ana Cristina Ostermann (Artes e Letras), Paulo Bayard Dias Gonçalves (Ciências Agrárias), Bernardo Baldisserotto (Ciências Biológicas), Ana Maria Baptista Menezes (Ciências da Saúde), Patrícia Krieger Grossi (Ciências Humanas e Sociais), Gabriel Sperandio Milan (Grossi Economia e Administração) e Maria Isabel da Cunha (Educação e Psicologia).

- Categoria em comemoração ao Ano Internacional da Água: Andrea Bandeira Sanches (Destaque em cooperação pela Água)

- Categorias com ênfase na inovação: Juliana Paiva Franco Netto da Costa e Laura Oliveira Maltz (Jovem Empreendedor), Paulo Roberto Walter Ferreira (Pesquisador na Empresa), Marcelo Soares Lubaszewski (Pesquisador na Indústria), Fabrício da Silva Stein (Piá Inovador), Max Willian da Silva Leidemer e Núbia Mack Duarte (Técnico Pesquisador).

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.