Farra ambiental

Brasil fica em 77º colocado em índice que avalia desempenho ambiental das nações

De acordo com relatório das universidades de Yale e Columbia, país cuida mal de recursos naturais e expõe saúde de habitantes

18/02/2014 | 08h02
Brasil fica em 77º colocado em índice que avalia desempenho ambiental das nações Henrique Tramontina/Arte ZH
Foto: Henrique Tramontina / Arte ZH

Fosse o meio ambiente no Brasil uma escola de samba, estaríamos mal de porta-bandeira, bateria, mestre-sala… Do jeito que somos descuidados, era bem capaz de pegar fogo no barracão. Divulgado no Fórum Econômico Mundial, em Davos, o Índice de Desempenho Ambiental (EPI) coloca o Brasil na 77ª posição entre 178 países avaliados de acordo com a qualidade da gestão de seus recursos naturais.

Para se dar bem no EPI, as nações devem proteger os ecossistemas e os seres humanos que deles dependem. Parceria entre as universidades de Yale, Columbia e o Fórum de Davos, o EPI avalia o desenvolvimento sustentável das nações, com índices de 0 a 100 em nove áreas de referência. Tomamos a liberdade de transpor o desempenho em cada indicador para notas de 0 a 10, para ver como samba o Brasil.

 

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.