Atenção, gurizada!

Prorrogadas inscrições para Olimpíada de Astronomia e Mostra de Foguetes

Interessados têm até o fim do mês para garantir participação

24/03/2014 | 15h08
Prorrogadas inscrições para Olimpíada de Astronomia e Mostra de Foguetes JEROME VALETTE/AFP
Estudantes devem construir e lançar foguetes feitos de garrafa pet, de tubo de papel ou de canudo de refrigerante Foto: JEROME VALETTE / AFP

Foram prorrogadas até o dia 31 de março as inscrições para a XVII edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e para VIII Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Os alunos com melhor classificação nos eventos poderão participar das olimpíadas internacional e latino-americana, além do Space Camp e das Jornadas Espacial e de Foguetes.

A MOBFOG avalia a capacidade dos estudantes de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa pet, de tubo de papel ou de canudo de refrigerante. Os foguetes devem ser elaborados e lançados individualmente ou em equipe.

As instituições de ensino que não atuaram em edições anteriores podem se inscrever pelo site www.oba.org.br ou através das fichas de cadastros enviadas a todas as escolas.

A prova da OBA vai acontecer no dia 16 de maio. O exame é constituído de dez perguntas: sete de Astronomia e três de Astronáutica. A olimpíada é dividida em quatro níveis, sendo os três primeiros para alunos do Ensino Fundamental, e o quarto para o Ensino Médio. As medalhas serão distribuídas conforme a pontuação obtida na prova, separadas pelos respectivos níveis.

Após a prova, a escola deverá informar os nomes dos participantes da Mostra e os alcances obtidos por seus foguetes. No final, todos, incluindo professores e diretores, recebem um certificado.

João Batista Garcia Canalle, astrônomo e coordenador nacional da OBA, ressalta que a intenção não é criar rivalidade entre escolas ou promover competição entre cidades ou estados.

- Queremos disseminar os conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa entre professores e alunos, além de mantê-los atualizados - afirma.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.