Conecte-se com o mundo

Que tal ficar 10 minutos sem celular e garantir um dia de água potável para uma criança?

Projeto da Unicef vai destinar água a populações carentes conforme adesão de usuários de iPhone

21/03/2014 | 12h03
Que tal ficar 10 minutos sem celular e garantir um dia de água potável para uma criança? Brian Sokol/Unicef / Divulgação
Crianças brincam em posto de fornecimento de água da Unicef no Sudão do Sul Foto: Brian Sokol / Unicef / Divulgação

água potável acaba de ficar mais ao alcance de milhões de crianças carentes - tudo a depender da vontade dos usuários de iPhone.

Basta usar o smartphone para acessar o site uniceftapproject.org. E aí vem a parte difícil para uma geração permanentemente conectada: colocar o celular sobre uma superfície plana, dar início ao cronômetro e abandonar o aparelho por 10 minutos.

Não pode nem sair abanando o celular, mostrando para todo mundo o grande humanitário que você é - o smartphone precisa ficar parado, senão o desafio desanda. Esse também é o motivo para a iniciativa estar restrita aos iPhones, que são munidos de sensores de movimento.

Um acordo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com grandes patrocinadores, como o estilista Giorgio Armani, prevê que, a cada 10 minutinhos de renúncia ao mundo virtual, você obrigue uma empresa parceira a pagar por um dia de abastecimento de água potável a pequenos habitantes do mundo real. A Unesco estima que 768 milhões de pessoas não tenham acesso a água potável.

Em provocação aos aficionados por redes sociais, a Unicef lembra que aparelho poderia ser deixado de lado quando o motivo para o uso fosse checar repetidamente por "curtidas", rever as mesmas fotos de gatos e mergulhar na tela durante uma janta com amigos. Sem falar que, na hora de dormir, não custa nada enviar água para quem precisa.

Quando acessamos os dados da Unicef, apenas 1.179 pessoas participavam da iniciativa, embora o recorde para o dia fosse de 13 mil usuários por minuto. Em toda a semana, o recorde estabelecido foi de 17 mil pessoas em um minuto. A adesão do dia já garantia "3,6 anos" de água potável, segundo a Unicef. Esse índice equivaleria a um dia de água para 1.314 crianças.

O Tap Project foi criado para fornecer água potável e saneamento para crianças em mais de 100 países, entre eles as Filipinas, onde a necessidade por assistência humanitária se tornou ainda mais urgente após a passagem do tufão Hayan em 2013.

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.