Brainstormers, uni-vos

"Hackathon" da Nasa chega à Capital com desafios para a criação de apps

O evento colaborativo busca produzir soluções de código aberto para a satisfação de demandas tanto da vida na Terra como da exploração espacial

08/04/2014 | 16h11
"Hackathon" da Nasa chega à Capital com desafios para a criação de apps NASA/Divulgação
A Nasa, agência espacial americana, quer ajuda até na escolha do novo design das roupas dos astronautas Foto: NASA / Divulgação

Ao longo do próximo fim de semana, o Tecnopuc estará aberto para que cabeças criativas tentem solucionar os desafios do evento SpaceApps, da Nasa. O "hackathon" ocorrerá ininterruptamente, em diversas cidades do mundo, reunindo times de cientistas, designers, artistas, professores, empreendedores, programadores e estudantes.

O evento colaborativo busca produzir soluções de código aberto para a satisfação de demandas tanto da vida na Terra como da exploração espacial. Neste ano, são 40 desafios diferentes, distribuídos em cinco temas: tecnologia espacial, viagem espacial tripulada, asteroides, monitoramento da Terra e robótica.

De acordo com a agência americana, a exploração espacial é, "por necessidade", um compromisso internacional unificado - "e diversidade de experiências e perspectivas inevitavelmente produzem produtos melhores", acrescenta a Nasa, que deve oferecer aos participantes acesso a dados de estudos e missões.

O evento já havia ocorrido mundialmente em 2013. Os desafios deste ano envolvem, entre outras soluções, bolar um jeito de levar a internet para o espaço; converter um smartphone em satélite; desenvolver um aplicativo que apresente as posições das missões espaciais no Sistema Solar; pensar em "wearables" para astronautas; criar simuladores de missões a asteroides, além de um jogo que permita "passear" pelos asteroides do Sistema Solar; criar ferramentas de alerta para populações costeiras; e mostrar como a Terra, vista do espaço, mudou nos últimos dois anos.

Cada cidade terá times de participantes, e o mesmo problema poderá ser trabalhado colaborativamente por diferentes equipes em diferentes cidades. Os interessados podem se inscrever no site do evento.

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.