Foi longe

Vídeo simula propagação de tsunami após terremoto no Chile

O avanço das ondas sobre o oceano é seguido por um mapa que mostra a intensidade do impacto nos litorais

03/04/2014 | 17h46
Vídeo simula propagação de tsunami após terremoto no Chile PTWC/Reprodução Youtube
Autoridades chilenas suspenderam nesta quinta-feira o alerta de tsunami em nível nacional Foto: PTWC / Reprodução Youtube

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, do governo norte-americano, divulgou uma animação que simula 30 horas de propagação do tsunami de magnitude 8,2 que atingiu o norte do Chile na noite de terça-feira.

O avanço das ondas sobre o oceano é seguido por um mapa que mostra a intensidade do impacto em ilhas do Pacífico e na costa de países das Américas, da Ásia e da Oceania.

As autoridades chilenas suspenderam nesta quinta-feira o alerta de tsunami em nível nacional, emitido após uma forte réplica ter atingido o Norte do país, um dia depois do terremoto de 8,2 na escala Richter.

A magnitude da réplica, a mais forte registrada na sequência do primeiro terremoto, foi revista de 7,8 para 7,6. A presidente do Chile, Michelle Bachelet, elogiou a resposta dos cidadãos e das autoridades após o tremor que deixou seis mortos e graves danos materiais.

Bachelet, que viajou na quarta-feira para a área atingida, teve que abandonar o hotel de Arica, em que se encontrava, sendo retirada como "todas as outras pessoas" para um local alto da cidade após a forte réplica de ontem à noite.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.