Novidade na serra

Pesquisadores da PUCRS descobrem nova espécie de pássaro do Brasil

Patativa-tropeira é considerada uma espécie naturalmente vulnerável

24/07/2014 | 16h47
Pesquisadores da PUCRS descobrem nova espécie de pássaro do Brasil Márcio Repenning/Divulgação
O nome vernáculo, patativa-tropeira, é alusivo à distribuição e à rota de migração dos pássaros Foto: Márcio Repenning / Divulgação

Pesquisadores da PUCRS descobriram uma nova espécie de pássaro endêmico do Brasil, a patativa-tropeira (Sporophila beltoni). O estudo, conduzido pela pesquisadora do Museu de Ciências e Tecnologia (MCT) da PUCRS Carla Suertegaray Fontana e pelo doutorando do Programa de Pós-Graduação em Zoologia da Faculdade de Biociências Márcio Repenning, mostrou que os pássaros se reproduzem na Primavera e no Verão, em regiões altas e montanhosas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Depois, eles migram para o Cerrado, na Região Central.

- Por possuir uma população pequena, de 4,5 mil casais reprodutivos estimados, se alimentar de sementes de capins nativos e viver em campos naturais altos e de vegetação densa, ela é considerada uma espécie naturalmente vulnerável - explica Carla.

O nome vernáculo, patativa-tropeira, é alusivo à distribuição e à rota de migração dos pássaros, que seguem o caminho dos antigos tropeiros (que iam do RS para o sul de São Paulo).

A descoberta foi registrada na edição de outubro de 2013 do periódico The Auk. Repenning destaca ainda que a captura de espécies silvestres para abastecer o mercado clandestino de pássaros e a degradação dos campos naturais são ameaças diretas à sobrevivência da nova patativa.

- Ela já pode ser considerada globalmente em perigo de extinção - alerta o pesquisador.

Com a descoberta, os pesquisadores pretendem melhorar o entendimento sobre a história demográfica e evolutiva desse grupo de pássaros, servindo de subsídios para o estabelecimento de estratégias para o manejo e conservação dos campos.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.