Assustador

Câmera instalada no fundo do mar dá ideia de como é ser atacado por tubarão branco

Vídeo divulgado por instituto oceanográfico americano mostra os hábitos territoriais e predatórios do peixe

05/08/2014 | 14h28
Câmera instalada no fundo do mar dá ideia de como é ser atacado por tubarão branco Woods Hole Oceanographic Institute/Reprodução
Animal atacou o equipamento do mesmo modo que perseguem e caçam focas Foto: Woods Hole Oceanographic Institute / Reprodução

É como se fosse o filme de Steven Spielberg, só que é vida real. Se a ficção de Tubarão, longa de 1975 e vencedor de três estatuetas do Oscar, é assustadora já nos minutos iniciais, imagine ter a ideia do que é, de fato, ser atacado por um tubarão branco.

O vídeo abaixo, feito e divulgado pelo instituto oceanográfico americano Woods Hole, mostra grandes tubarões brancos na região da Ilha de Guadalupe, costa oeste do México. Ano passado, com o objetivo de ampliar os estudos sobre os hábitos territoriais e predatórios desses animais, os pesquisadores instalaram, submerso no mar, uma espécie de robô equipado com seis câmeras.


Resultado: os tubarões atacaram o apetrecho do mesmo modo que perseguem e caçam focas. Eles afundam para as camadas mais escuras da água e nadam para cima de sopetão, surpreendendo a presa com uma bela abocanhada na região central do corpo.

Leia as últimas notícias do Planeta Ciência em Zero Hora

O robô, relatam os pesquisadores, resistiu às dezenas de ataques dos tubarões brancos, que deixaram apenas as marcas dos seus dentes afiados. Foi o primeiro close-up do comportamento predatório dos peixes que podem ultrapassar sete metros de comprimento e duas toneladas.

"Também ajudou a revelar detalhes que ainda não eram conhecidos sobre estratégias de ataque e interação com a presa, mostrando toda a majestade e graça do maior predador do oceano em seu ambiente natural", afirmam.

Pode ser majestoso e gracioso, mas é também aterrorizante.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.