![Halder Ramos / Divulgação Gramadozoo Halder Ramos / Divulgação Gramadozoo](http://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/16802877.jpg?w=700)
O puma encontrado atropelado em Cambará do Sul na noite de quarta-feira apresentou piora em seu quadro clínico na madrugada desta segunda. O animal, internado no Gramadozoo, havia passado por uma cirurgia na pata posterior esquerda, mas, ao mordê-la para tentar arrancar a imobilização, acabou agravando a lesão _ e ampliando os riscos de amputação.
Além do problema na pata, o felino está debilitado, já que ficou muito tempo sem comer. Ele continua recebendo soro e a alimentação ocorre de maneira forçada, através de sonda. De acordo com estimativa dos veterinários, baseada no grau de cicatrização dos ferimentos na hora do resgate, o atropelamento ocorreu há cerca de 20 dias.
_ Após o incidente, ele não conseguiu mais caçar, foi ficando fraco e perdendo peso _ afirma o veterinário Renan Stadler, responsável técnico do zoológico.
Leia mais notícias do Planeta Ciência
Leia todas as últimas notícias de Zero Hora
O exemplar recolhido das margens da ERS-020, na Serra Gaúcha, é jovem: tem entre três e quatro anos e pesa 38,7 quilos.
_ O puma é mais uma vítima do ser humano. Estamos trabalhando para recuperá-lo, mas o quadro ainda preocupa _ diz Stadler.
Depois da reabilitação _ que pode levar até seis meses _ o mamífero deve ser reintroduzido na natureza.