Segurança Já

Tire suas dúvidas sobre a Força Nacional de Segurança em Porto Alegre

Durante a primeira semana de ação da Força Nacional de Segurança na Capital, se multiplicaram as dúvidas e até boatos sobre limites da ação dos agentes

07/09/2016 - 11h43min | Atualizada em 07/09/2016 - 11h43min

Ao longo da primeira semana dos agentes da Força Nacional de Segurança em Porto Alegre, diversos boatos e dúvidas sobre as atribuições deste reforço surgiram na cidade. Dão conta desde a forma de agirem — há quem dissesse que só fazem blitze de trânsito — até as atribuições destes policiais militares. Um dos supostos boatos informava que a Força Nacional não faz prisões. 

O comandante do policiamento da Capital, coronel Mario Ikeda, responsável pela Força Nacional, esclareceu algumas dessas dúvidas.

Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

A Força Nacional só atuará em áreas centrais e de grande movimentação?
Não. Na primeira semana, eles foram mais visíveis nessas áreas, mas estão conhecendo a cidade. Nos próximos dias faremos mais incursões a regiões conflagradas da cidade. Vão atuar em toda Porto Alegre.

A Força Nacional faz blitze de trânsito?
Não é verdade. Eles fazem parte das ações de policiamento repressivo. Barreiras para verificar veículos suspeitos, por exemplo, são apenas uma parte disso.

Os agentes da Força Nacional podem fazer prisões?
Sim. Esta é a prerrogativa legal. Quem prende um suspeito tem a obrigação de apresentá-lo à delegacia. Não é verdade que brigadianos estavam tendo de apresentar os presos no lugar dos agentes da Força Nacional.

As viaturas da Força Nacional têm comunicação com a Brigada Militar?
Não há o sistema de rádio instalado nas viaturas, porém, cada unidade recebeu rádios portáteis. Então, eles se comunicam e estão na frequência de rádio da BM.

Em que horários a Força Nacional atua?
Eles atuam em todos os turnos e também aos finais de semana. Houve boatos de que não atuavam à noite, mas não é verdade.

Leia mais
Com Força Nacional, homicídios não caem e roubos de carro diminuem
Apesar de reforço da Força Nacional, ainda faltam policiais para atender ocorrências

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.