Combate ao tráfico

Presos traficantes que se denominavam "uma grande família" em Viamão

Operação policial prendeu cinco integrantes de bando que controla o tráfico de drogas no Morro da Aparecida. Líder do bando foi preso em Santa Catarina

19/10/2016 - 11h54min | Atualizada em 19/10/2016 - 11h54min
Presos traficantes que se denominavam "uma grande família" em Viamão Divulgação/Polícia Civil
Gerentes foram presos em Viamão e o líder do bando, em Santa Catarina Foto: Divulgação / Polícia Civil

Uma ação da Delegacia de Homicídios de Viamão desarticulou na manhã desta quarta-feira uma quadrilha de traficantes que controlava a região do Morro da Aparecida, entre os bairros Santa Isabel e Aparecida, em Viamão, há pelo menos quatro anos. Cinco gerentes foram presos na ação e o homem apontado como líder do bando, identificado como Diogo Teixeira Barbosa, o Fanho, acabou preso em Imbituba, Santa Catarina.

Foram apreendidos mais de 1kg de crack e pelo menos 300g de cocaína, além de uma pistola 9mm e munições.

— Eles têm uma espécie de slogan. Dizem que não são uma quadrilha, mas uma grande família — diz a delegada Larissa Fajardo.

O bando era investigado há pelo menos sete meses e é conhecido por eliminar qualquer possibilidade de rival no tráfico de drogas em sua área de atuação. Foi assim com um morador há pouco mais de um ano. Ele teria um relacionamento com uma mulher com familiares envolvidos com uma facção contrária à da quadrilha local. O homem acabou executado às 10h, na frente de casa.

Ação desarticulou bando que controlava o tráfico em área de morro de Viamão Foto: Divulgação / Polícia Civil

— Os homicídios já não estavam muito comuns porque eles conseguiram estabelecer esse comando e mantinham a população controlada pelo medo. Então tratamos de mapear as relações do tráfico de drogas e desencadeamos a operação — explica a responsável pela investigação.

Denominada Operação Grande Família, a ação ainda busca pelo menos seis envolvidos com a quadrilha que já têm mandados de prisão decretados pela Justiça.

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.