Violência

Quatro homens são mortos em confronto com a Brigada Militar em Porto Alegre

Mortes aconteceram no bairro Santa Tereza, na Zona Sul

10/08/2017 - 18h15min | Atualizada em 10/08/2017 - 21h54min
Quatro homens são mortos em confronto com a Brigada Militar em Porto Alegre Lauro Alves/Agencia RBS
Foto: Lauro Alves / Agencia RBS  

Quatro homens foram mortos pela Brigada Militar, na sequência de um tiroteio entre quadrilhas que disputam o controle do tráfico de drogas na Vila Formiga, no bairro Santa Tereza, na Zona Sul de Porto Alegre, no início da noite desta quinta-feira (10). 

De acordo com um oficial da corporação, os PMs foram recebidos a tiros ao descobrirem uma casa que estaria sendo utilizada como esconderijo. Ao revidar, os PMs alvejaram o quarteto. Até o publicação desta reportagem, a polícia ainda não havia confirmado a identidade dos mortos.

O confronto com os PMs aconteceu no beco 12, que cruza a Rua Orfanotrófio na altura do número 100. Neste local, morreram três. O quarto baleado chegou a ser socorrido, mas não resistiu.

De acordo com o capitão Alex Mori, do 1º BPM, os PMs foram ao local atendendo a chamado de moradores, que afirmavam ter ocorrido um tiroteio entre traficantes.

— A Brigada foi acionada, prendeu um homem armado na rua e depois descobriu a casa onde teriam outros homens escondidos. Nela estavam quatro jovens que atiraram na BM — explica o oficial.

Leia mais
Homem morto a facadas em Porto Alegre teria discutido com criminoso
Equipe do History Channel é assaltada na BR-290, em Caçapava do Sul

Com o homem que foi preso, os policiais apreenderam um revólver. Com os mortos, foram encontradas outras duas armas de mesmo calibre e três pistolas 9mm.

As mortes deixaram o clima tenso na região. Amigas de um dos mortos (que seria um adolescente de 16 anos), estavam revoltadas com vizinhos que, segundo eles, riam da situação.

— Hoje somos nós que estamos chorando. Amanhã, podem ser eles. Atire a primeira pedra quem não tem amigo ou familiar no tráfico — disse uma mulher.

Logo após as mortes, a BM aumentou o policiamento na região. PMs com armas longas foram posicionados estrategicamente em esquinas de becos, principalmente no limite entre as vilas Formiga e Cantão.

Briga antiga

Os confrontos entre grupos de traficantes na região foram constantes até cerca de dois anos. Depois de um período de calmaria, os grupos voltaram a rivalizar.

No dia 30 de julho, quatro pessoas foram mortas em um curto intervalo de tempo, na Vila Formiga. Dois homens e uma mulher estavam no pátio de uma casa, de acordo com testemunhas, consumindo drogas, quando os atiradores chegaram. A polícia ainda estava no local quando chegou a informação da quarta morte.   

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.