Polêmica no Congresso

Maia diz que projeto de anistiar caixa 2 será votado no pacote anticorrupção

Presidente da Câmara dos Deputados não prevê que proposta seja julgada de forma separada

Por: Estadão Conteúdo
20/09/2016 - 20h30min | Atualizada em 20/09/2016 - 20h30min
Maia diz que projeto de anistiar caixa 2 será votado no pacote anticorrupção J.Batista/Câmara dos Deputados
Foto: J.Batista / Câmara dos Deputados

O presidente da República em exercício, Rodrigo Maia, disse, nesta terça-feira, à reportagem, que a proposta de anistiar caixa 2 consta no pacote das 10 medidas anticorrupção e não prevê que ele seja julgado de forma separada. 

— Esta matéria da criminalização do caixa 2 está nas 10 medidas. Por isso disse que esse assunto só pode voltar a ser tratado assim — afirmou.

Segundo o presidente em exercício, esse tema foi conversado na semana passada com os parlamentares e o apoio à pauta foi definido pela "maioria dos líderes".

Leia mais
Padilha prevê votação da reforma da Previdência concluída no 1º semestre de 2017
Lava-Jato precisa parar com exibicionismo, diz Renan
Lula vira réu na Operação Lava-Jato por corrupção e lavagem de dinheiro

Na segunda e nesta terça-feira, Maia recebeu diversos parlamentares no gabinete presidencial, mas afirma que não tem tratado de assuntos relativos à Câmara dos Deputados enquanto interino, no lugar do presidente Michel Temer, que está nos Estados Unidos.

O primeiro-secretário da Câmara, deputado Beto Mansur (PRB-SP), declarou mais cedo, porém, que Maia e praticamente todos os líderes partidários, tirando PSOL e Rede, concordaram com a votação, na segunda-feira, do projeto de criminalização do caixa 2, parado na Casa há oito anos.

Em mais uma proposta que pode beneficiar investigados na Operação Lava-Jato, deputados incluíram na pauta de votação de última hora, na segunda-feira à noite, requerimento que daria regime de urgência à tramitação do projeto. A ideia era utilizar um texto que tramita desde 2007 na Câmara e trata de regras eleitorais para incluir uma emenda eximindo de pena os que praticarem a contabilidade paralela até a data da aprovação da nova lei.

Leia as últimas notícias de Política

*Estadão Conteúdo

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.