Encontro Econômico Brasil Alemanha

Governador Sartori chega à Europa para negociar investimentos no RS

Esta é a quarta viagem internacional do governador, a segunda para a Europa

Por: Milena Schoeller e Rádio Gaúcha
16/10/2016 - 11h37min
Governador Sartori chega à Europa para negociar investimentos no RS Divulgação/Palácio Piratini
Governador desembarcou neste domingo na Alemanha Foto: Divulgação / Palácio Piratini

Após 11 horas de voo, o governador José Ivo Sartori, secretários e presidentes de estatais desembarcaram neste domingo (16) na Alemanha. É a quarta viagem internacional do governador, a segunda para a Europa. As informações são da Rádio Gaúcha.

A comitiva se une a empresários, especialistas e dirigentes da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) que chegaram ontem ao país. O objetivo da viagem é buscar investimentos, além de fortalecer laços de cooperação com governantes de estados europeus e com empresas que já investem no Rio Grande do Sul.

– Nós queremos tratar destas etapas num processo de internacionalização, em condições de que isso [os investimentos] possa ser impulsionado e fazer um processo mais rápido. Nossa viagem será curta, mas muito proveitosa, e dando um dinamismo que possa alcançar e atrair investimentos para o Rio Grande do Sul – afirmou o governador antes de embarcar.

Leia também
Rio Grande do Sul tem 80 empresas alemãs atuando em solo gaúcho
Sartori inicia roteiro pela Europa em busca de investimentos ao Estado
Na Índia, Temer diz que Brasil passa por transformação econômica e ressalta "estabilidade política"

Na segunda-feira (17), começa na cidade de Weimar, na Alemanha, o Encontro Econômico Brasil Alemanha. O evento deve reunir em torno de 400 empresários dos dois países.

O encontro já é tradicional, ocorrendo anualmente desde 1982, um ano em cada país. Em 2015, a sede foi Joinville (SC).

O Brasil tem 1,6 mil unidades de empresas alemãs. No Rio Grande do Sul, são 50 unidades e mais 30 empresas com sócios alemães. Em 2017, pela primeira vez, o Encontro Econômico Brasil Alemanha vai acontecer em Porto Alegre.

O primeiro compromisso oficial do governador José Ivo Sartori na Europa será um jantar oferecido neste domingo, na cidade de Erfurt, pelo Ministério de Economia, Ciência e Sociedade Digital da Turíngia, um dos estados mais industrializados da Alemanha, conhecido como o centro mundial da indústria óptica.

Depois da Alemanha, a comitiva segue para França e Itália, onde tem agenda com empresas como o Carrefour e a Lactalis. O retorno ocorre no dia 22 de outubro.

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.