Cúpula do Brics

Na Índia, Temer diz que Brasil passa por transformação econômica e ressalta "estabilidade política"

Presidente discursou a líderes e chefes de Estado na manhã deste domingo em Goa. Na reunião, Temer também falou sobre a PEC 241

Por: Zero Hora
16/10/2016 - 08h48min | Atualizada em 16/10/2016 - 08h48min
Na Índia, Temer diz que Brasil passa por transformação econômica e ressalta "estabilidade política" Isac Nóbrega/Presidência da República/Divulgação
Presidente Michel Temer discursou neste domingo na reunião de líderes do Brics Foto: Isac Nóbrega / Presidência da República/Divulgação

Em discurso na reunião de líderes na VIII Cúpula do Brics neste domingo em Goa, na Índia, o presidente Michel Temer demonstrou otimismo em relação ao momento político e econômico brasileiro. Temer disse que o Brasil voltou a dar sinais de confiança com as medidas adotadas pelo governo e que a inflação está em desaceleração. As palavras do presidente foram direcionadas como convite a investidores de empresas dos países do bloco formado por Rússia, Índia, China e África do Sul, além do Brasil.

— Com as primeiras medidas adotadas, já podemos constatar sinais da volta da confiança. A inflação dá sinais de desaceleração. Convido, portanto, as empresas dos países do Brics a investirem no Brasil, a participarem desse novo momento. As senhoras e os senhores encontrarão um país com estabilidade política, com segurança jurídica e com grande mercado consumidor — declarou.

Leia mais:
Temer: queda no preço da gasolina não elevará imposto
Temer pede ao Congresso aprovação de R$ 99 bi para cobrir encargos
Reforma da Previdência também atingirá classe política, diz Temer

O presidente também reforçou o "compromisso renovado" do país com o diálogo entre o Brics e o setor empresarial. Disse que o Brasil está em um momento de transformação para recuperar o crescimento econômico e ressaltou a necessidade de fortalecer a integração dos governos que formam o bloco. Como exemplo, citou a assinatura do acordo aduaneiro.

— O Brasil passa por momento de transformações. Estamos adotando ações para recuperar o crescimento e gerar empregos. A parceria entre os BRICS poderá fomentar a interação entre nossos empresários e criar maior integração entre nossas economias — afirmou.

— A assinatura de acordo aduaneiro entre os BRICS possibilita maior coordenação entre nossas autoridades portuárias e alfandegárias. Barreiras sanitárias e fitossanitárias são fonte de incerteza no comércio. Devemos impedir que essas medidas sejam utilizadas para fins protecionistas — acrescentou.

Temer pontuou aos líderes do Brics que o ajuste das contas públicas brasileiras está em curso com a tramitação no Congresso Nacional da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que estabelece o teto de gastos públicos, medida aprovada em primeiro turno, na última semana, na Câmara dos Deputados. Também como parte do ajuste fiscal, declarou que o governo encaminhará em breve ao Legislativo proposta de reforma do sistema de previdência social, para torná-lo sustentável.

Foto: PRAKASH SINGH / AFP

— Queremos uma seguridade social que elimine privilégios e possa servir a todos, no médio e no longo prazo. Queremos preservar a saúde fiscal do Estado, condição para o bem-estar de cada um dos brasileiro — afirmou.

O presidente disse, ainda, que o Brasil está avançando em questões sociais, na área da saúde, de ciência e tecnologia e também em temas ambientais.

A comitiva presidencial na Índia também tem a primeira-dama, Marcela Temer, e os ministros das Relações Exteriores (José Serra), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Blairo Maggi) e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Marcos Pereira). 

Na terça-feira, Temer embarca para o Japão para a primeira visita de um chefe de Estado brasileiro ao país em 11 anos. O presidente será recebido pelo imperador Akihito e pelo primeiro-ministro, Shinzo Abe. A previsão é que o presidente retorne ao Brasil no dia 20. Até lá, a Presidência está ocupada interinamente pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

*Zero Hora

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.