Política

Diplomacia

Temer recebe secretário-geral da ONU eleito no Planalto

Antônio Guterres e chefes de governo e de Estado da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) participam de conferência no Palácio do Itamaraty nesta segunda-feira

Agência Brasil

O presidente Michel Temer recebe, nesta segunda-feira, visitas de cortesia de alguns dos chefes de Estado que vieram ao Brasil participar da XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Às 10h30min, Temer recebeu, na rampa do Palácio do Planalto, o secretário-geral eleito da Organização das Nações Unidas (ONU), Antônio Guterres.

O encontro da CPLP terá início às 15h25min no Palácio do Itamaraty, com a recepção aos chefes das delegações dos países participantes. Ainda pela manhã, no Planalto, Temer teve encontros prévios com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa às 11h; e com o presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, às 11h30min. Também estão previstos encontros com o vice-presidente de Angola, Manuel Domingos Vicente, com o presidente do Timor Leste, Taur Matan Ruak, e o presidente da Guiné Equatorial, Obiang Nguema Mbasogo.

Leia mais
Base de Temer vai comandar 81% do eleitorado do país
Repatriação deve ultrapassar expectativa do governo
Estados têm desequilíbrio nos gastos com ativos e inativos

Cooperação será aprofundada

A CPLP é uma conferência que tem como objetivo aprofundar a cooperação entre nove países membros, com o objetivo de avançar em projetos em áreas como educação, saúde, ciência e tecnologia, defesa, agricultura, administração pública, comunicações, justiça, segurança pública, cultura e desporto.

Além do Brasil, fazem parte da comunidade Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. O encerramento da CLPL, que em 2016 comemora 20 anos, será na terça-feira (1º de novembro).

Ao final do evento no Itamaraty, será definido, por meio da Declaração de Brasília, o plano de trabalho da organização para os próximos anos. Neste ano, o tema da conferência é a agenda para desenvolvimento sustentável em 2030. Caberá ao Brasil presidir o grupo pelo próximo biênio, no lugar do Timor Leste.

A sessão de trabalho da conferência está prevista para às 17h, após a cerimônia de recepção das delegações no Itamaraty e da sessão de abertura. Às 20h, Temer oferecerá, no Palácio do Alvorada, um jantar em homenagem aos chefes de delegações.


GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Esporte e Cia

00:00 - 03:00