Para conter crise

Temer e Sartori devem assinar Plano Nacional de Segurança na próxima quarta-feira

Assessoria do Piratini confirmou que o governador do RS deve participar da cerimônia

Por: vanessa felippe
13/01/2017 - 16h59min | Atualizada em 16/01/2017 - 17h31min

O Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, convidou todos os governadores para a cerimônia de assinatura do termo de cooperação entre União e Estados referente ao Plano Nacional de Segurança.

O documento é o primeiro passo para que as medidas, anunciadas na semana passada pelo governo Temer para conter a crise no sistema prisional, comecem ser colocadas em prática. O evento está marcado para quarta-feira, às 15h, no Palácio do Planalto.

Leia mais:
Sartori decreta situação de emergência no sistema prisional gaúcho
Entenda o caos prisional do RS
"Problema do sistema prisional é a corrupção", avalia ministro da Justiça

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, já foi convidado. Ele está em férias até segunda-feira, mas a assessoria de imprensa do Palácio Piratini informou que ele deve ir a Brasília. 

Ao fazer contato com o governo gaúcho, o Ministério da Justiça disse que a presença de Sartori é um pedido especial de Temer. Um dia antes, na terça-feira, quem estará em Brasília é o Secretário Estadual da Segurança Pública, Cezar Schirmer. Ele vai participar de uma reunião entre os secretários da área de todos os Estados e o ministro da Justiça. 

No encontro, Alexandre de Moraes vai detalhar o Plano Nacional de Segurança. Schirmer deve aproveitar a ocasião para falar sobre a construção do presídio federal de segurança máxima no Rio Grande do Sul. O governo federal anunciou recursos para fazer cinco penitenciárias desse tipo no país, uma em cada região. 

A confirmação do Estado foi feita por Temer na última segunda-feira, em evento realizado em Esteio.

Para a obra, a União faz algumas exigências, como  a construção em uma capital ou região metropolitana, com fácil acesso a um aeroporto, por causa da transferência de presos. Até agora, seis prefeitos gaúchos procuraram Schirmer interessados no presídio.

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.