Operação Lava-Jato

Defesa de Lula pede a Moro "absolvição sumária" de Marisa 

Ex-primeira-dama, que morreu no último dia 3 vítima de um AVC, é acusada de envolvimento na compra do triplex em Guarujá. Advogados alegam que, devido ao falecimento, punição está extinta

Por: Estadão Conteúdo
14/02/2017 - 15h27min | Atualizada em 14/02/2017 - 15h27min
Defesa de Lula pede a Moro "absolvição sumária" de Marisa  NELSON ALMEIDA/AFP
Foto: NELSON ALMEIDA / AFP  

Os advogados do ex-presidente Lula requereram nesta terça-feira, 14, ao juiz federal Sergio Moro, da Operação Lava-Jato, a absolvição sumária de Marisa Letícia Lula da Silva, morta no último dia 3, vítima de um AVC.

Marisa era acusada na ação penal da Lava-Jato sobre o apartamento triplex no Guarujá. A defesa de Lula argumenta que "o falecimento é causa de extinção da punibilidade na forma do artigo 107, do Código Penal".

Leia mais
Defesa de Lula volta a discutir com Moro: "Perguntas de um inquisidor" 
Lula recebe solidariedade em missa de sétimo dia em memória de Marisa Letícia
"Que os facínoras que fizeram isso com ela tenham humildade de pedir desculpas", diz Lula

Os advogados Cristiano Zanin Martins, Valeska Teixeira Martins e Roberto Teixeira, que subscrevem a petição a Moro, destacam, ainda, que o artigo 397, inciso IV, do Código de Processo Penal, "impõe ao juiz ('deverá') a absolvição sumária quando extinta a punibilidade".

O artigo 397, mencionado pelos advogados de Lula, prevê que após o cumprimento do disposto no artigo 396-A, e parágrafos, deste Código, "o juiz deverá absolver sumariamente o acusado quando verificar extinta a punibilidade do agente".

"D. Marisa foi denunciada pelo Ministério Público Federal nessa ação penal apenas porque comprou uma cota de um empreendimento da cooperativa habitacional Bancoop", assinalam os advogados. "Embora a denúncia seja desprovida de qualquer materialidade, ela foi recebida pelo juízo da 13ª Vara de Curitiba, em 20 de agosto".

Ainda segundo os advogados de Lula, no dia 4 de março de 2016, "D. Marisa teve a sua casa invadida e vasculhada por um exército de policiais, que levaram seus celulares e pertences pessoais, até hoje não restituídos, a despeito dos requerimentos já apresentados para essa finalidade".

Leia as últimas notícias de Política

*Estadão Conteúdo

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.