Assembleia

Deputados retiram quórum e adiam votação do salário mínimo regional

Texto encaminhado pelo Palácio Piratini prevê reajuste de 6,48%, mas base aliada temia não conseguir barrar emenda com reajuste maior

18/04/2017 - 18h37min | Atualizada em 18/04/2017 - 19h39min
Deputados retiram quórum e adiam votação do salário mínimo regional Vinicius Reis/Agência ALRS
Foto: Vinicius Reis / Agência ALRS  

A votação do projeto que reajusta em 6,48% o salário mínimo regional foi adiada na Assembleia Legislativa. O motivo foi a retirada de quórum pela oposição, que foi acompanhada pela base do governo. O texto encaminhado pelo Palácio Piratini prevê reajuste de 6,48%. O líder do governo na Assembleia, Gabriel Souza (PMDB), garante que a concordância em retirar o quórum não tem relação com temor de falta de votos para aprovação. As informações são da Rádio Gaúcha.

— Para o governo, indifere votar hoje ou votar na semana que vem. Teremos os votos necessários — sustenta o parlamentar.

O deputado Elton Webber (PSB) apresentou uma emenda que aumenta para 8% o reajuste do mínimo.

Leia mais:
Piratini define índice de reajuste do salário mínimo regional
Marta Sfredo: proposta de reajuste do salário mínimo regional surpreende
Reajuste do piso regional frustra trabalhadores e empresários

— Acho que há um consenso de que temos que votar esse projeto antes do final do mês. Penso que é necessário, até porque não há uma discordância geral daquilo que o governo propôs. Inclusive a proposta que apresentamos é de melhorar aquele índice — destaca.

Nos bastidores, o temor do governo era de não conseguir rejeitar a emenda apresentada por Webber. A expectativa é de que a votação ocorra na semana que vem. Sindicalistas e representantes de entidades empresariais acompanharam as discussões nas galerias.

A escolha do Executivo, de 6,48%, foi baseada no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). As centrais sindicais haviam reivindicado o índice de 10,45%, enquanto as entidades patronais não apresentaram nenhuma proposta.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.