"Não adianta eu saber que não é verdade"

FHC fala em "fofocagem permanente" e nega acordão com Temer e Lula

Ex-presidente comparou a informação de que estaria articulando um acordo para barrar a Lava-Jato com a suposta interferência da Rússia nas eleições dos EUA

Por: Estadão Conteúdo
18/04/2017 - 10h59min | Atualizada em 18/04/2017 - 10h59min
FHC fala em "fofocagem permanente" e nega acordão com Temer e Lula Jefferson Botega/Agencia RBS
Foto: Jefferson Botega / Agencia RBS  

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso comparou o fato de ser apontado como um dos articuladores para evitar os progressos da investigação da Operação Lava-Jato com a informação de que os russos interferiram na eleição para presidente nos Estados Unidos, que levou à vitória de Donald Trump. Ele não usou o termo exatamente, mas referiu-se à expressão "pós-verdade", neologismo que descreve a situação em que o fato tem menos influência do que apelos a emoções e crenças pessoais.

— Antigamente, a gente não tinha que se preocupar com rede social. Não havia, com o perdão da expressão, a "fofocagem permanente" — afirmou durante palestra principal da manhã no V Seminário Luso-Brasileiro de Direito.

Leia mais
Não me encontrei com FHC e Lula para acabar com a Lava-Jato, diz Temer
Cunha diz que Temer convocou reunião que teria discutido propina
Deputados do PMDB articulam saída do partido

Ele comentou que "saiu no Brasil" que estaria participando de uma "conspiração" com o também ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o atual presidente, Michel Temer, para parar a Lava-Jato e levar o petista ao poder em 2018. 

Durante a palestra, FHC questionou qual seria o fato e respondeu que não havia, já que não tinha estado com Lula ou Temer nos últimos meses, a não ser em eventos sociais. 

— Mas alguém disse, e circulou. E eu tenho de responder ao que está circulando, não adianta eu saber que não é verdade. E eu falo, e eu respondo — argumentou, tirando, primeiro, risos e, depois, aplausos da plateia.

Do mesmo modo, comparou, um episódio similar se deu no mundo contemporâneo. O ex-presidente citou que o mundo assistiu recentemente a uma discussão nos Estados Unidos sobre a influência dos russos nas eleições americanas. 

— Será verdade? Sei lá se é, mas é um fato. Verdade ou não, as pessoas vão ter que interagir com isso que está circulando — disse.

Fernando Henrique Cardoso participa do V Seminário Luso-Brasileiro de Direito, em Lisboa, promovido pela Escola de Direito de Brasília do Instituto Brasiliense de Direito Público (EDB/IDP) e pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL).

Leia as últimas notícias de Política

*Estadão Conteúdo

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.