Pendências judiciais

Sartori ataca demora na extinção de fundações: "Cumpra-se o que tem que cumprir"

Governador se queixou de decisões da Justiça que condicionam encerramento de atividades de órgãos estatais a acordo coletivo com funcionários. Das 12 extinções previstas, apenas cinco foram concluídas

19/04/2017 - 16h14min | Atualizada em 19/04/2017 - 16h14min
Sartori ataca demora na extinção de fundações: "Cumpra-se o que tem que cumprir" Daniela Barcellos / Palácio Piratini / Divulgação/Divulgação
Foto: Daniela Barcellos / Palácio Piratini / Divulgação / Divulgação  

O governador José Ivo Sartori aproveitou o lançamento de uma ferramenta que agiliza a abertura e o fechamento de empresas para demonstrar insatisfação com o processo de extinção de fundações estaduais. A reclamação ocorreu nessa quarta-feira, no Palácio Piratini, horas depois da votação do texto-base do projeto de recuperação fiscal dos Estados, em Brasília. As informações são do blog Cenário Político, da Rádio Gaúcha.

— Se ele (Estado) fez por lei e terminou por lei, cumpra-se aquilo que tem que cumprir. Paga os direitos que tem que pagar e encerra o procedimento. Encerra. Acabou. Terminou — disse.

Desde o início do governo, o Piratini conseguiu aprovar na Assembleia Legislativa a extinção de 12 órgãos estaduais. No entanto, apenas cinco foram efetivamente fechados. Os sete demais seguem existindo devido a decisões judiciais que estabelecem a necessidade de acordo coletivo prévio. Uma nova reunião entre o governo e servidores será realizada ainda em abril.

Leia mais:
Governo do RS conclui extinção de cinco órgãos estaduais, de 12 previstos
Extinções de fundações viram batalha jurídica para o Piratini 
Governo do Estado publica extinção de fundações 

Crítica

Para o presidente da Federação Sindical dos Servidores Públicos do RS (Fessergs), Sergio Arnoud, as extinções vão trazer prejuízos ao Estado, que terá que contratar serviços que são realizados pelos órgãos atualmente.

— Isso apenas corresponde a discurso político-ideológico que quer transferir suas responsabilidades para a iniciativa privada — criticou.



 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.