Notícia Falsa na Rede

Mulher de Aécio Neves xinga eleitores de Dilma Rousseff em vídeo? É falso

Gravação foi feita por uma jornalista de São Paulo após a derrota do tucano no segundo turno das eleições presidenciais, em outubro de 2014

Por: Zero Hora
19/05/2017 - 17h33min | Atualizada em 19/05/2017 - 17h53min
Mulher de Aécio Neves xinga eleitores de Dilma Rousseff em vídeo? É falso /
 

Colocada no ar no começo da madrugada desta sexta-feira, uma postagem no Facebook atribui – de forma falsa – à mulher do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG), Letícia Weber, um vídeo com xingamentos a eleitores da ex-presidente Dilma Rousseff. A gravação foi feita pela jornalista Deborah Albuquerque Salomão, moradora de São Paulo. E ela nem é atual, diferentemente do que dá a entender o "urgente" que acompanha a publicação na rede social. As imagens foram divulgadas em 26 de outubro de 2014, logo após a vitória da petista no segundo turno.

O vídeo teve mais de 11 milhões de visualizações e de 300 mil compartilhamentos até a tarde de sexta-feira, quando foi retirado do ar. O autor da publicação, identificado como Pablo Santos, reclamou, em uma nova postagem no fim da tarde. 

"Acabaram de tirar meu vídeo do ar do meu Facebook dizendo que era mentira. Postei com as mesmas escritas que recebi do WhatsApp. Se é ou não mentira... Apenas postei. Compartilhou quem diz. Não obriguei ninguém", escreveu. 

Leia mais
Maioria dos votos nulos cancela uma eleição? É boato
E-mail da Receita sobre multa por divergências dos dados no IR é falso
Leia outros textos da seção Notícia Falsa na Rede

A gravação já havia tido repercussão em 2014 pela contundência com que a jornalista ataca os eleitores de Dilma. 

– Vocês são muito burros e vão depender de Bolsa Família e bolsa miséria para o resto da vida. Vocês vão continuar na merda. Eu não! Eu tenho condições de sair deste país, que vai virar uma ditadura. Estragaram o Brasil, merda de petistas! – diz Deborah.

Veja, abaixo, a postagem feita pela jornalista Deborah Salomão em 2014, o que comprova a falsidade da publicação desta sexta-feira:

Você leu uma informação e ficou em dúvida se é verdade ou mentira? Envie sua sugestão, por WhatsApp, para a seção Notícia Falsa na Rede: (51) 99667-4125.


 


 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.