
O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) anunciou, nesta quarta-feira (14), que destinará R$ 10 milhões para compra de alimentos de pequenos agricultores do Rio Grande do Sul. Os produtos serão destinados a entidades de assistência social dos municípios que decretaram situação de emergência pelas enchentes. A medida significa um aporte de recursos ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Leia mais:
Excesso de chuva provoca perda da safrinha de soja
Morre segunda vítima do temporal no distrito de Vila Oliva, em Caxias
Vídeo mostra a situação de Vila Oliva após vendaval destruir casas
Em parceria com o governo do Estado, nos próximos dias será aberta uma chamada pública. A modalidade é uma forma de agilizar a compra dos alimentos. O programa também deverá beneficiar produtores de regiões não atingidas pela chuva, mas os alimentos serão destinados exclusivamente aos municípios em situação de emergência.
– A medida reforça a economia local, e destina alimentos à população menos favorecida – disse o ministro Osmar Terra.
Segundo o ministro, o recurso de R$ 10 milhões é decorrente de uma realocação de verbas da pasta, já destinadas à aquisição de alimentos.
Nesta semana, Terra já havia anunciado a antecipação do pagamento do Bolsa Família nos locais em situação em emergência. Até agora, são 115 cidades gaúchas, totalizando 53,7 mil famílias. Em julho e agosto, o dinheiro poderá ser sacado pelos beneficiários no início do mês. Uruguaiana é um dos municípios mais atingidos pelo aguaceiro.