Política

Após parecer contra Temer, Zveiter perde vice-liderança do PMDB na Câmara

Próximo passo da retaliação deve ser substituí-lo na CCJ, considerada a comissão mais importante da Casa

Por: Estadão Conteúdo
14/07/2017 - 17h29min | Atualizada em 14/07/2017 - 17h49min
Após parecer contra Temer, Zveiter perde vice-liderança do PMDB na Câmara Marcelo Camargo/Agência Brasil
PMDB tirou o deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ) do cargo de vice-líder do partido na Câmara e de coordenador da bancada na CCJ. Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil  

Em retaliação ao voto recomendando a admissibilidade da denúncia contra o presidente Michel Temer, o PMDB tirou o deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ) do cargo de vice-líder do partido na Câmara e de coordenador da bancada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Com a pressão dos peemedebistas, o próximo passo deve ser substituí-lo na comissão, considerada a mais importante da Casa.

Mais cedo, o líder da bancada, deputado Baleia Rossi (SP), admitiu a possibilidade de destituir Zveiter da comissão. Como os parlamentares estão entrando em recesso, a mudança deve ocorrer em agosto.

Leia mais:
Federação Israelita do RS repudia afirmação de Perondi de que Zveiter fez apologia ao nazismo
Comissão da Câmara recomenda rejeição de denúncia contra Temer
Zveiter questiona troca de membros para favorecer Temer na CCJ

O deputado fluminense não foi informado pela bancada sobre a troca. À reportagem, Zveiter disse que defenderá seu parecer no dia 2 de agosto, quando a denúncia será submetida ao plenário da Câmara. 

— Vou defender meu voto lá — declarou.

O parecer de Zveiter foi derrotado na CCJ por 40 votos a 25. Apenas o presidente da CCJ, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), se absteve. O voto vencedor foi do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), que apresentou um parecer contra a admissibilidade.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.