Política

Condenação de Lula repercute na imprensa internacional

Jornais e agências de notícias deram destaque a decisão do juiz Sergio Moro em relação ao caso do triplex em Guarujá

12/07/2017 - 15h23min | Atualizada em 12/07/2017 - 15h46min

A condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nove anos e seis meses de prisão por corrupção passiva no caso do triplex do Guarujá pelo juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, repercutiu instantaneamente na imprensa internacional.

A seguir, o que disseram jornais, agências de notícias e outros veículos:

Reuters

A agência de notícias com sede em Londres afirmou que Lula foi condenado a nove anos e meio de prisão "no primeiro de cinco processos que enfrenta". Acrescentou que ele poderá recorrer em liberdade. "O ex-presidente Barack Obama uma vez definiu-o como o político mais popular do mundo", informou.

Foto: CHRISTOPHE SIMON / AFP

Agence France Presse (AFP)

A agência estatal francesa noticiou a condenação, informando que o juiz Sergio Moro indicou na decisão que a possibilidade de o ex-chefe de Estado "apresentar sua apelação em liberdade".

The New York Times

Mais prestigioso jornal do mundo, o diário nova-iorquino dedicou abertura de sua página em espanhol na web à condenação do brasileiro, sob o título "Um juiz condena Luiz Inácio Lula da Silva a nove anos e meio de prisão por corrupção". A reportagem, assinada por Albinson Linares com informações da agência The Associated Press, diz: "É a primeira vez desde que foi aprovada a Constituição de 1988, depois da ditadura, que um ex-presidente é condenado por delitos penais". Na realidade, esse fato é inédito em toda a história brasileira.

Clarín

O diário argentino, maior em circulação em língua espanhola no mundo, dedicou manchete em seu site à sentença. "Brasil: condenaram Lula da Silva a nove anos de prisão no caso Lava-Jato", diz o título. O jornal prossegue dizendo que a condenação "é a primeira contra um membro do PT no âmbito da megacausa por corrupção". Na realidade, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto já havia sido condenado por Moro na Lava-Jato.

Le Monde

O jornal francês informou em sua homepage: "Brasil: o ex-presidente Lula condenado a nove anos e meio de prisão por corrupção". Segundo o Monde, Lula é um "ícone da esquerda".

La Jornada

O diário mexicano disse: "Lula é condenado a mais de nove anos de prisão". O jornal diz que Lula atribuiu as acusações a uma conspiração para impedir sua candidatura presidencial em 2018 e acrescentou: "Para que sua postulação seja bloqueada deverá ser condenado em segunda instância".

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.