Lava-Jato

VÍDEO: "Eu tô cansado de mentira", diz Lula a Moro

Ex-presidente prestou depoimento nesta quarta-feira ao juiz federal Sergio Moro

Por: Zero Hora
13/09/2017 - 22h17min | Atualizada em 13/09/2017 - 22h17min

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o juiz federal Sergio Moro discutiram nesta quarta-feira (13), durante depoimento do petista em Curitiba. A troca de farpas ocorreu devido a diferenças de entendimento quanto ao ônus da prova a respeito da propriedade de um imóvel atribuído a Lula.

Leia mais
VÍDEOS: assista à íntegra do depoimento de Lula a Moro
Lula sobre Palocci: "Objetivo é tentar achar alguém para me criminalizar"
Lula pergunta a Moro: "Vim prestar depoimento a um juiz imparcial?"  

Confira a transcrição do trecho:

— Eu nunca recebi do seu Glaucos (Glaucos da Costamarques, que adquiriu o imóvel vizinho ao de Lula) nenhuma denúncia de que não estava sendo pago o aluguel e ponto final. O único dia que ouvi dizer que não estava sendo pago aluguel foi no depoimento que ele fez aqui na semana passada — disse Lula.

— Então eu presumo que o senhor vai conseguir levantar, então, os comprovantes desses pagamentos — retrucou Moro.

— Eu presumo que vou pagar se dever para ele. Presumo que se não foi pago, eu vou pagar. É só isso — afirmou Lula.

— Então o senhor não sabe dizer se foi pago ou se não foi pago. O senhor não tem certeza — rebateu Moro.

— Na minha convicção estava sendo pago, porque nunca houve da parte do seu Glaucos para mim um comunicado de que não estava sendo pago. Ele declarava no imposto de renda dele e eu declarava no meu — concluiu Lula.

O juiz Sergio Moro voltou a insistir:

— Então, senhor ex-presidente, o senhor reclama dessas acusações injustas, mas eu recomendaria ao senhor, nesse caso, se foram pagos esses aluguéis, que o senhor providenciasse a juntada desses comprovantes...

O advogado Cristiano Zanin Martins, que defende Lula, interrompeu o magistrado:

— Excelência, se não mudou ainda o modelo, cabe à acusação fazer a prova da culpa, e não ao acusado fazer a prova da inocência.

— Certo. Estou só auxiliando o...

— As orientações de Vossa Excelência... eu agradeço as orientações de Vossa Excelência, mas eu prefiro o sistema constitucional.

— Perfeito. Vale pro doutor também para juntar esses comprovantes, se houver — concluiu Moro, que foi rebatido novamente, desta vez por Lula:

— Mas eles é que têm que provar, doutor Moro. Eu tô cansado de mentira, e nunca provam. Eu vi o que fizeram com o Palocci aqui a semana passada. Eu vi. Eu vi a cena.

Leia mais notícias sobre a Operação Lava-Jato


 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.