Lava-Jato

VÍDEO: Lula diz que Palocci é "frio", "calculista" e "simulador"

Ex-presidente rebateu depoimento do ex-ministro, que negocia acordo de delação premiada e citou supostos crimes atribuídos a Lula

Por: Zero Hora
13/09/2017 - 21h21min | Atualizada em 13/09/2017 - 21h21min

No depoimento prestado nesta quarta-feira (13) ao juiz federal Sergio Moro, em Curitiba (PR), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacou o ex-ministro Antonio Palocci, que na semana passada citou em juízo supostos crimes atribuídos ao petista. Segundo Lula, Palocci é "frio" e "calculista" a ponto de "simular mentira mais verdadeira que a verdade".

Leia mais
VÍDEOS: assista à íntegra do depoimento de Lula a Moro
Lula sobre Palocci: "Objetivo é tentar achar alguém para me criminalizar"
Lula pergunta a Moro: "Vim prestar depoimento a um juiz imparcial?"

— Eu vi atentamente o depoimento do Palocci. Uma coisa quase que cinematográfica, quase que feita por um roteirista da Globo. Sabe? Você vai dizer tal coisa, os leads são esses. Preparam alguns leads para ele dizer. E ele foi dizendo, habitualmente, lendo alguma coisa, falando. Eu conheço bem o Palocci. Se ele não fosse um ser humano, seria um simulador. Ele é tão esperto que é capaz de simular uma mentira mais verdadeira que a verdade. Palocci é médico, é calculista, é frio — disse Lula.

— Nada daquilo é verdadeiro, então? — questionou Moro.

— Nada é verdadeiro. A única coisa que tem verdade ali é ele dizer que está fazendo a delação porque quer os benefícios da delação. Ou quem sabe ele queira um pouco do dinheiro que vocês bloquearam dele.

Lula também comparou o depoimento de Palocci ao do ex-senador Delcídio Amaral, cuja delação premiada teve a veracidade questionada pelo próprio Ministério Público Federal (MPF), que pediu a absolvição do ex-presidente do crime de obstrução da Justiça.

— E ele (Palocci) termina o depoimento dele da forma magistral, que o Ministério Público queria que ele fizesse: "O Lula conversou comigo sobre obstrução de Justiça". Eu venho ouvindo isso há tempo. Delcídio falou a mesma coisa. E eu vou lhe dizer uma coisa, se tem um cidadão que tem a coragem de olhar no seu olho e olhar no olho dos meus acusadores e dizer que tem um cidadão nesse país que tirou o tapete da sala para que a podridão apareça, esse cidadão chama-se Luiz Inácio Lula da Silva. Portanto, eu não admito que ninguém diga que eu tento obstruir a Justiça, porque eu, se não acreditasse na Justiça, não estaria fazendo política.

Leia mais notícias sobre a Operação Lava-Jato


 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.