Começou nesta quinta-feira, em dia reservado para a imprensa e convidados, a edição 2012 da Brasil Game Show. Considerada uma das maiores feiras de games da América Latina, o evento reúne, até este domingo no Expo Center Norte, em São Paulo, os nomes mais representativos da indústria do entretenimento eletrônico mundial. Entre as gigantes que vieram apresentar suas novidades estão Microsoft, Sony e Nintendo, donas do estandes mais concorridos da feira.
A presença delas e de outras grandes marcas não é casual: considerado o quarto maior mercado de games no mundo, o Brasil movimentou no ano passado cerca de R$ 840 milhões e já é considerado estratégico para as empresas. Tanto que quase todas as desenvolvedoras, durante seus paineis na BSG, enviaram representantes oficiais de suas matrizes que não cansam de ressaltar que todos os seus próximos lançamentos serão dublados em português ou legendados.
A preocupação em ganhar o mercado brasileiro é tanta que a Nintendo trouxe para ser degustado pelos visitantes o Wii U, seu novíssimo console que ainda nem foi lançado. Uma das estrelas da BSG, o novo videogame da gigante japonesa é o responsável pelas maiores filas do pavilhão de eventos paulistano.
Mas suas concorrentes não ficaram atrás. A Sony trouxe o aguardado God of War: Ascencion, para ser testado pelos fãs, bem como o divertido All-Star Battle Royale, que reúne diversos personagens do universo do PlayStation. Já a Microsoft aposta no lançamento do shooter Halo 4 e no jogo de corrida Forza Horizon - até um carro de stockcar a empresa de Bill Gates trouxe para chamar a atenção do público.
Na seara dos jogos esportivos, a disputa continua entre as novas versões de Fifa e Pro Evolution Soccer - que estampam, respectivamente, os rostos de Neymar e Messi. Por enquanto, a preferência do público tem sido pelo argentino.