Identidade de gênero

Facebook disponibiliza outras opções de gênero além de "masculino" e "feminino"

Usuários podem escolher entre mais de 50 gêneros, como cisgender (cisgênero), transsexual (transexual) e other (outro)

14/02/2014 | 18h27
Facebook disponibiliza outras opções de gênero além de "masculino" e "feminino" Marcio Jose Sanchez,The Canadian Press,AP/CP
A atualização só está disponível para usuários da rede em inglês americano Foto: Marcio Jose Sanchez,The Canadian Press,AP / CP

Desde quinta-feira (13/02), os usuários do Facebook podem escolher entre mais de 50 opções de gênero para se identificar na rede social. Além de masculino e feminino, é possível escolher agender (agênero), androgynous (andrógino), bigender (bigênero), cisgender (cisgênero), transsexual (transexual), entre outros. A rede também permite que os usuários escolham se preferem ser chamados com pronomes masculinos, femininos ou neutros.

Por enquanto, a atualização só está disponível para quem utiliza a rede em inglês americano. Segundo a assessoria de imprensa do Facebook no Brasil, a empresa pretende disponibilizar a nova funcionalidade para todos os idiomas, mas ainda não há previsão de quando isso deve acontecer.

Para proteger a privacidade dos usuários, a atualização também permite editar quem pode ver a opção de gênero:

– Nós reconhecemos que algumas pessoas enfrentam desafios ao compartilhar sua verdadeira identidade de gênero com outros e essa funcionalidade dá às pessoas a capacidade de se auto expressar de uma maneira autêntica – diz o anuncio na página Facebook Diversity.

Mariana Reidel, transexual e professora mestre em educação, não tem vontade de alterar o seu gênero na rede, mas considera a mudança um avanço.

– Alguns políticos não reconhecem outras identidades, ignoram nossa existência, e agora a rede social reconhece. É um ponto a mais – comemora Mariana.

Marcelly Malta, presidente da ONG Igualdade RS Associação de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul, também acha a mudança importante:

– Tem tantas opções de gênero hoje em dia, é importante que as pessoas possam expressar como se identificam.

Para alterar o gênero, é preciso usar o Facebook em inglês americano, ir em "about" (sobre) no perfil e apertar no botão "edit" (editar), ao lado de "basic info" (Informações básicas). As opções não aparecem listadas, é necessário começar a escrever a identidade em um quadro para então o site completar a palavra automaticamente.

 

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.