Agora no Brasil

Pesquisa de voz do Google agora entende e responde em português

Atualização do serviço de busca dá voz para resultados de buscas

12/05/2014 | 11h09
Pesquisa de voz do Google agora entende e responde em português Tony Cenicola/NYTNS
Foto: Tony Cenicola / NYTNS

Correção: Diferentemente do publicado entre as 13h48min de 12/5/2014 até as 17h30min de 13/5/2014, o sistema de busca do Google (para Android, iOS e navegador Chrome) recebeu atualização de pesquisa de voz em português, e não apenas o aplicativo Google Now. O texto está corrigido.

Olha quem está falando agora: o Google lançou nesta segunda-feira (12/05) uma atualização para o app de pesquisa Google Now que dá voz em português para as respostas que antes apareciam no formato de texto. O serviço está disponível em aplicativos para Android e iOS da Apple e nas buscas por voz no navegador Chrome.

O usuário pode fazer uma busca no Google perguntando algo em voz alta – e o app responde falando com áudio em uma voz feminina – a mesma metálica utilizada na navegação por GPS Android. Ela pode trazer resultados sobre dados enciclopédicos sobre biografias, fatos históricos, resultados esportivos, clima, entre outros.

:: Especialistas debatem qual é o futuro da inteligência artificial

No Android, o Google Now também entende comandos de ajustar alarme. Por exemplo, o usuário diz "me acorde às 8h", e o app programa o smartphone para despertar no horário desejado. 

Antes, o Google já interpretava e falava em inglês, espanhol, francês, italiano,  russo e japonês.

:: Versão em português do serviço divide opiniões

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.