
Não chegou a ser uma surpresa o anúncio da Sony de que deixará de vender o PSP até o final do ano. A companhia japonesa já havia interrompido em janeiro o envio de lotes do portátil - lançado em 2004 - para os Estados Unidos. No final deste mês, a empresa deve encerrar a comercialização no país de origem e até o final do ano na Europa.
Ainda não há informações sobre o fim da venda em outras partes do mundo, incluindo o Brasil, mas o recuo nos principais mercados é um indicativo de que o produto não terá vida longa. Os esforços da Sony serão concentrados agora no sucessor, o PlayStation Vita, lançado em 2011.
No mesmo passo da Sony, outras grandes empresas do segmento têm enfrentado dificuldades para continuarem competitivas em um mercado cada vez mais concorrido. As múltiplas funcionalidades fizeram avançar a comercialização de smartphones e tablets, que com o desenvolvimento de aplicativos de jogos, muitas vezes gratuitos, roubaram público dos portáteis. Uma coisa é certa: as companhias precisam se reinventar e apresentar novidades ao público.
A perda de espaço dos consoles começa pelas dificuldades de produção de jogos. As exigências das empresas dos portáteis para desenvolver games específicos é muito maior quando comparada com os requisitos para produção voltada aos sistemas operacionais Android e iOS. Além disso, o custo final também é mais em conta para os usuários das plataformas móveis.
- O console portátil não vai desaparecer, mas vai se reposicionar. Hoje as empresas enfrentam uma concorrência muito desleal. Quando vai se comprar um jogo para tablet ou smartphone, o jogo vai ser no máximo US$ 6,99. Para o Vita são jogos de US$ 39. O preço é outro - pondera o professor de comunicação digital da PUCRS e especialista em games, André Pase.
Novos investimentos
Para Pase, o investimento em jogos com maior densidade, que explorem todas as possibilidades do console, é a chave para atrair os consumidores para os games portáteis.
- Tem que ter coisas únicas. Jogos únicos. Algo que você só vá encontrar no vídeogame portátil. Hoje temos poucos jogos únicos, que são legais de jogar no console - comenta Pase.
Consoles clássicos
Agora que o PSP já está no caminho de virar peça de colecionador, o console se junta a outros produtos que abriram espaço para o segmento. Relembre alguns consoles portáteis que ganharam o gosto dos usuários:
Microvision
O Microvision foi um dos primeiros consoles portáteis do mundo. Inovador no formato, foi lançado em 1979 nos Estados Unidos. Teve produção por apenas dois anos devido a problemas no aparelho. Teve pouco mais de uma dúzia de jogos desenvolvidos.

Game Boy
Maior sucesso da Nintendo, o Game Boy marcou gerações. Com um tamanho que cabia no bolso, foi lançado no Japão em 1989 e mais de 100 milhões de unidades vendidas. Teve mais de 450 jogos lançados para o console e diversas versões.

Sega Game Gear
Na esteira do sucesso do Game Boy da Nintendo, a Sega lançou em 1991 o Game Gear. Com tela colorida, tinha qualidades técnicas superiores aos principais concorrentes, mas padeceu diante da falta de jogos populares. O console deixou de ser produzido em 1997.
